Mundo

Primeiro-Ministro da Autoridade Palestiniana apresenta demissão

JA Online

O Primeiro-Ministro da Autoridade Palestiniana, Mohammad Shtayyeh, apresentou, esta segunda-feira, a demissão ao Presidente Mahmoud Abbas, devido à escala do conflito na Faixa de Gaza e nos territórios ocupados por Israel.

26/02/2024  Última atualização 10H39
Primeiro-ministro da Autoridade Palestiniana, Mohammad Shtayyeh © Fotografia por: Reuters

"Apresentei a demissão do governo ao Presidente", disse Shtayyeh, em conferência de imprensa, citado pela Al Jazeera, acrescentando que a demissão surge na sequência dos "desenvolvimentos políticos, económicos e de segurança em relação à agressão contra o nosso povo na Faixa de Gaza e à escalada sem precedentes na Cisjordânia, incluindo Jerusalém Oriental".

Mohammad Shtayyeh explicou que o povo palestiniano e o "sistema político" do país enfrentam "um ataque feroz e sem precedentes, "genocídio", tentativas de deslocação forçada, fome em Gaza, intensificação do colonialismo e do terrorismo dos colonos e invasões repetidas de campos e localidades (de refugiados) na Cisjordânia".

O Primeiro-Ministro da Autoridade Palestiniana referiu ainda as "tentativas de liquidação da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Próximo Oriente (UNRWA), o repúdio de todos os acordos assinados e a anexação gradual das terras palestinianas", bem como os "esforços para transformar a Autoridade Palestiniana numa autoridade administrativa de segurança sem conteúdo político", avançou o Notícias ao Minuto.

O conflito em curso entre Israel e o Hamas foi desencadeado pelo ataque em território israelita em 7 de Outubro. Cerca de 240 civis e militares foram sequestrados, com Israel a indicar que mais de 100 permanecem na Faixa de Gaza, território controlado pelo Hamas desde 2007.

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo