Mundo

RDC: Rebeldes das ADF matam 80 civis no Kivu do Norte

Pelo menos 80 civis foram mortos em 23 ataques atribuídos aos rebeldes das Forças Democráticas Aliadas (ADF), durante o mês de Janeiro, no território de Beni, Kivu do Norte, segundo fontes militares democrático-congolesas.

07/02/2024  Última atualização 10H00
População afectada pelas acções dos grupos armados na RDC © Fotografia por: DR

A maioria das vítimas foi morta na estrada que liga Mbau a Kamango, perto de Mamove, de acordo com o portal de notícias democrático-congolês Actualité. "O que é preocupante é o facto de as Forças Democráticas Aliadas (ADF, na sigla em inglês) deslocarem-se livremente de aldeia em aldeia, matando pessoas inocentes, apesar dos avisos da população às forças de segurança", disse, ontem, um porta-voz da sociedade civil na região, Espoir Lutswamba.

Para pressionar as autoridades a assumirem responsabilidades e a adopção de medidas e ainda em homenagem às vítimas, as organizações civis apelaram a um dia de luto e à cessação das actividades educativas e sócioeconómicas.

Entretanto, um grupo de mulheres de chefes e dirigentes do Kivu Norte, denominado Sauti la Mama Mukongomani (A Voz das Mães de Kongomani), publicou um manifesto em que apela ao Presidente do país, Felix Tshisekedi, a fim de que tome medidas urgentes para proteger a população civil.

As mulheres pedem ao Presidente uma "solução urgente" para a guerra com outra organização rebelde, o Movimento 23 de Março (M23), e a recuperação de todos os territórios controlados por este grupo armado.

As mulheres denunciaram, igualmente, os bombardeamentos de zonas civis, que provocaram a deslocação forçada de pessoas e o recurso à violência sexual, e apelam a uma maior participação das mulheres nos processos de decisão.

O M23 é um grupo rebelde, constituído maioritariamente por tutsis democrático-congoleses, que actua sobretudo na província de Kivu do Norte. Após um conflito entre 2012 e 2013, a República Democrática do Congo e o grupo assinaram um acordo de paz em Dezembro. Durante os combates, o Exército da RDC foi apoiado por tropas da ONU.

O grupo lançou uma nova ofensiva em Outubro de 2022, que se intensificou em Novembro, provocando uma crise diplomática entre a RDC e o Rwanda sobre o papel de Kigali no conflito e causando preocupação na região sobre a possibilidade de um conflito entre os dois países.

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo