Coronavírus

Regulador europeu planeia inspecções

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) anunciou ontem estar a planear inspecções na Rússia a fábricas e outros locais de produção da va-cina russa contra a Covid-19, a Sputnik V, garantindo avaliar este fármaco com "os mesmos procedimentos".

24/03/2021  Última atualização 08H52
© Fotografia por: DR
"Estamos a planear inspecções às fábricas e a outros locais clínicos na Rússia e aproveito esta oportunidade para salientar que estamos comprometidos em aplicar os mesmos procedimentos a esta análise contínua do que a qualquer outra", disse a directora executiva da EMA, Emer Cooke.
Intervindo numa audição por videoconferência na comissão de Saúde Pública do Parlamento Europeu, a responsável insistiu que a EMA irá "avaliar esta vacina (a Sputnik V) da mesma forma como são feitas outras avaliações contínuas".

Emer Cooke precisou que, além da Sputnik V, existem duas outras vacinas em avaliação contínua: a da alemã CureVac e da norte-americana Novavax. Questionada na ocasião sobre prazos para decisões, a responsável indicou que a EMA "ainda não está em posição" de os prever.
"Não podemos prever um prazo para autorizações porque, em alguns casos, ou os ensaios clínicos ainda estão a decorrer ou ainda não nos chegaram todas as informações", adiantou. Ainda assim, Emer Cooke sublinhou que a EMA está "em discussões com a empresa que criou a vacina (...) e em processo de avaliar e de organizar inspecções".

"Esperamos que esta seja uma vacina válida para juntar ao portefólio de vacinas já disponíveis para a população europeia e que obtenha autorização baseada nos mesmos padrões de segurança e eficácia que aplicamos a qualquer avaliação de vacina", concluiu a responsável.
No início deste mês, a EMA anunciou que iniciou uma "análise contínua" da vacina russa contra a Covid-19, a Sputnik V, para determinar a conformidade com os requisitos da UE em matéria de eficácia, segurança e qualidade.

Em comunicado divulgado na altura, o regulador europeu afirmou que decidiu iniciar este exame em tempo real "com base nos resultados de estudos laboratoriais e estudos clínicos em adultos" já realizados, que "indicam que a Sputnik V desencadeia a produção de anticorpos e células imunitárias que visam o coronavírus SARS-CoV-2 e que podem ajudar a proteger contra a covid-19".

O regulador assegurou na altura que "avaliará a conformidade da Sputnik V com os requisitos habituais da UE em termos de eficácia, segurança e qualidade" e, apesar de não conseguir prever prazos para decisões, sublinhou que um parecer sobre um eventual pedido de comercialização "deverá levar menos tempo do que o normal", devido ao trabalho realizado durante esta revisão contínua.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login