Mundo

Reino Unido: Detonada bomba da II Guerra

Uma bomba alemã da Segunda Guerra Mundial, que tinha sido encontrada num jardim no Sudoeste de Inglaterra, foi, sábado, detonada no mar, depois de ter levado cerca de três mil pessoas a saírem das suas casas por razões de segurança.

25/02/2024  Última atualização 09H20
© Fotografia por: DR

Através das redes sociais, o Ministério da Defesa do Reino Unido anunciou a conclusão da operação com sucesso, naquela que foi uma das maiores intervenções do género em cerca de 70 anos.

A bomba, com 500 quilogramas, foi encontrada na cidade de Plymouth e transportada por camião até ao cais de Torpoint Ferry, de onde foi levada para ser detonada no mar, referiu, ontem, a agência noticiosa Efe.

O cordão de segurança de 300 metros ao redor da bomba durante o seu transporte afectou mais de 10 mil pessoas e 1.200 propriedades.

De acordo com o Ministério da Defesa, a bomba SC-500, que tinha sido lançada do ar pelas forças alemãs durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), representava um "risco significativo para a segurança pública”.

O responsável pela pasta da Defesa, Grant Shapps, felicitou o Exército pela operação, que considerou "um testemunho da habilidade e da coragem com que as Forças Armadas servem quando confrontadas com grandes riscos”.

A Polícia dos condados de Devon e Cornwall, no Sudoeste de Inglaterra, foi alertada na terça-feira para a descoberta do engenho explosivo, no jardim de uma casa no subúrbio de Keyham, em Plymouth.

Entre 1940 e 1941, a Alemanha nazi conduziu uma intensa campanha de bombardeamentos – conhecida como ‘blitz’ – contra várias cidades britânicas, incluindo Plymouth, Londres, Birmingham, Bristol ou Southampton.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo