Desporto

Selecção Nacional acerta sistemas técnicos e tácticos

Silva Cacuti

Jornalista

O aprimoramento dos sistemas tácticos a serem implementados no Campeonato do Mundo, a disputar-se de 19 a 30 de Junho, na Macedónia é o destaque no ciclo de preparação da pré-Selecção Nacional júnior feminina de andebol, revelou José Terça Chuma, seleccionador nacional.

12/04/2024  Última atualização 10H45
Campeãs africanas trabalham no Pavilhão Paulo Bunze visando melhor prestação na competição © Fotografia por: AGOSTINHO NARCISO | EDIÇÕES NOVEMBRO

"Vamos fazer uma recapitulação dos conteúdos que trabalhamos no primeiro ciclo e trabalhar os sistemas tácticos que pensamos implementar no palco da competição. No primeiro ciclo, atendemos a pequenos conteúdos tácticos grupais. As que não estiveram na primeira vez, espero que tenham capacidade de se adaptar e vamos seguir a fase da consolidação”, disse.

O treinador assinalou positivamente o facto de trabalhar com as 23 jogadoras e o de muitas serem de diversas províncias. 

 "Felizmente não tivemos nenhuma indisponibilidade. Entre as jogadoras que chamamos, o grupo se apresentou e o nosso programa de trabalho prevê sessões bi-diárias”.

Hoje, a equipa efectua apenas uma sessão de treino, amanhã volta a ter duas e, no domingo, folga. Devido à participação do Petro de Luanda, e do 1º de Agosto, algumas atletas foram dispensadas dos trabalhos da selecção.

"Não vimos lógica em convocar a Liliane Mário e Bernardeth Belo, do 1º de Agosto, Anísia de Carvalho (Petro) e a Ivandra Geraldo, que vai disputar a Taça pelo Petro de Luanda, por empréstimo do Electro do Lobito”.

O seleccionador chamou as seguintes atletas: Carla Mulamba, Juliana Dala, Daniela Neto, Noélsia Kuissua (guarda-redes), Sandy Fernando, Marissoni Capessa, Evnalda Fernando, Beatriz Ferreira (pivô), Elizandra Luango, Carla Martins Rebeca Lussenje, Isabel Simões (central), Suzareth Ndeditendeleque, Lambertina Ferreira, Jorcela Tumba, Telma Lourenço e Runa Paulo (Lateral esquerda), Lurdes Pedro (lateral direita) Rubi Bumba, Balbina Nunda (ponta direita), Maúde Xavier, Rosa Matos e Marcela Tati (ponta esquerda).

 Petro viaja hoje

 A equipa do Petro de Luanda segue hoje para Oran, Argélia, palco, nos dias 15 e 16 do corrente, da 31ª edição da Supertaça Africana em andebol sénior feminino e de 18 a 27 deste mês, da 40ª edição da Taça dos Vencedores das Taças.

Nas duas provas continentais, o país vai estar também representado pelo 1.º de Agosto. A equipa dagostina, sob orientação técnica do seleccionador nacional, Carlos Viver, segue amanhã para o cenário das competições.

 Na Supertaça estão envolvidas, além dos emblemas angolanos, o DGSP (República do Congo) e o Al Ahly (Egipto). A prova disputa-se em sistema de "final four”. A equipa de Luís Chaves é campeã em título.

As petrolíferas, comandadas por Luís Chaves, têm no grupo a ponta direita Ivandra Geraldo, emprestada pela equipa do Electro do Lobito. Não é a primeira vez que o Petro de Luanda socorre-se de emblemas benguelenses para se prevenir de insuficiências no plantel.

A Taça das Taças conta com oito equipas divididas em duas séries. O Petro de Luanda, detentor do troféu joga a primeira fase da prova inserido no Grupo B, ao lado do As Otoho (Congo), Abidjam HBC (Cotê d´Ivoire) e FC Boumerdes (Argélia)O 1.º de Agosto está na série A, com o DGSP (Congo), Al Ahly (Egipto) e HBCeb (Argélia). A final passada do torneio registou vitória do Petro de Luanda, 20-17, sobre o 1º de Agosto.

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto