Desporto

Selecção Nacional dá início à preparação hoje em bolha

Silva Cacuti

Jornalista

A Selecção Nacional sénior feminina de andebol, designada por “Pérolas”, começa hoje, de manhã, em regime fechado, “bolha”, no Dream Space, em Luanda, a projecção da participação no 24º Campeonato Africano das Nações, que a cidade de Yaoundé, Camarões, acolhe de 10 a 20 de Junho.

29/03/2021  Última atualização 12H46
Jogadoras, equipa técnica e dirigentes estão confiantes e acreditam na revalidação do título © Fotografia por: Edições Novembro
Para esta concentração, as atletas foram submetidas, além dos habituais testes médicos, ao rastreio da Covid-19. Em ambos os exames não foram  identificadas quaisquer mazelas. As entorces e tendinopatias são algumas das lesões mais frequentes nas jogadoras de andebol. O tornozelo e joelho são as zonas mais acometidas. Especialistas do Centro de Medicina Desportiva garantem que a Selecção está fisicamente bem e livre da Sars Cov 2.

"Felizmente, nos testes médicos habituais e o de rastreio da Covid-19 não tivemos nenhum caso. Todas as jogadoras convocadas estão aptas e isso nos deixa muito felizes”, revelou Toni Costa, director técnico da Federação Angolana de Andebol (FAAND). Desde ontem no aldeamento turístico, Filipe Cruz, seleccionador nacional, vai ministrar nove sessões de treino até ao dia 3 de Abril. Durante as quais, o técnico pretende passar ao grupo as principais ideias de jogo bem como aquilatar o estado de forma de cada uma das 20 atletas convocadas.

Filipe Cruz trabalha com as seguintes atletas: Teresa Almeida "Bá”, Paulina Silva, Eliane Paulo (guarda-redes); Ruth João e Liliana Venâncio (pivôts); Vilma Nenganga, Helena Paulo "Gilda”, Marília Quizelete "Inglesa” (centrais); Juliana Machado, Natália Kamalandua (pontas direitas); Vilma Silva, Natália Bernardo, Dalva Peres (pontas Esquerdas); Wuta Dombaxe, Joana Costa, Dolores Rosário (laterais direitas); Vera Kiala, Stelvia Pascoal e Magda Cazanga (laterais esquerdas). A segunda concentração termina com um estágio pré-competitivo de 10 dias, em Paris, França, até perto da estreia.


Sorteio a 1 de Abril
Durante a primeira concentração, a Selecção Nacional vai conhecer as adversárias para a primeira fase, uma vez que o sorteio da prova se realiza a 1 de Abril. "Tanto faz quem nos calhar, não temos escolha. O nosso objectivo passa pela revalidação do título”, comentou o responsável técnico da FAAND sobre o sorteio.

Esta edição da prova pode registar um número recorde de participações. Para o sorteio estão inscritas 12 equipas: Angola, Senegal, República Democrática do Congo, República do Congo, Camarões, Tunísia, Argélia, Guiné, Costa do Marfim, Cabo Verde, Nigéria e Madagáscar. A equipa do Quénia está na condição de suplente. As edições que mais participantes juntaram são as de Angola, em 2016 e Marrocos, em  2012, com 10 equipas cada uma.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto