Cultura

Show do Mês não “maiou” no arranque da nova temporada

Analtino Santos

Jornalista

Maya Cool foi escolhido o artista escolhido para animar o espectáculo de arranque da do VIII Temporada do Show do Mês, da Nova Energia, no qual o músico literalmente não “mayou”.

01/03/2021  Última atualização 18H17
Maya Cool (à esquerda) o anfitrião da nova temporada do projecto da Nova Energia teve como convidado o música Kristo © Fotografia por: DR
Ao som de "Dia D” para abertura do roteiro musical e histórico de Maya Cool teve como convidado Kristo e o suporte de jovens instrumentistas na viagem que fechou com "Maka Grande”.
O artista forjado no movimento da canção infantil fez um recuo nesta época cantando "1 de Junho” e "Moringa”, assim como teve tempo de recordar "Um dia de Domingo”, do brasileiro Tim Maia, tema que marca a sua entrada nesta fase e o seu nome artístico.

Da época que produziu foi buscar "Dizem que sou”, sucesso de Fernando Santos "Aiaia”, e recordou "Menina Feia”, de Diabick. Do aclamado álbum "Igual a Ti”dentre tantos sucessos aproveitou "Junta Ma nós”para um bloco com "Bia”e "Coração Blues”, músicas do cabo-verdiano Grace Évora, parceiro em vários projectos musicais. Já com o convidado do concerto, Kristo, partilhou o palco ao som de "Ti Paciência”, "NguaMaka” e "Meu Bairro” deixou-o brilhar com o intemporal "Astro da Minha Vida”.

Maya Cool teve o desempenho facilitado porque parte dos integrantes da Banda do Show do Mês são seus companheiros de palco Yark Spin, guitarrista e o director artístico Genial (teclados), Jack Costa (bateria), Kappa D (baixo) e Raquel Lisboa (coros).  BernasViany (percussão ligeira), Sankara(guitarra), Neide da Luz( coros),  Porto Du-pré(violoncelo), Raimundo (violino) e Gonçalves ( viola de arco) são os outros jovens instrumentistas que com o experienteChico Santos( congas) acompanharam o artista.

O trio dos sopristas foi mais uma prova do surgimento de uma geração promissora de instrumentistas com Luís Vasco em "Mulher”solando no saxofone, assim como (sax), Tchinguma (trompete), em "Menina Feia” e Efraim La Trompa (trompete) completando esta secção. Neste espectáculo sem a presença dos músicos cubanos que muito contribuíram na formação dos três jovens.
Maya dentre os vários sucessos fez dançar os telespectadores (canal 2 e Internacional) e internautas com "Materialista”, "Te Juro, "Liguei”, "Ancoró” e "Boca Azul”, a voltar a ser executada numa abertura de temporada, pois no ano passado ainda com público no Royal Plaza, o artista fê-lo na homenagem aos Filipes(Mukenga e Zau).

Os amigos Titilá do Rangel e Wilson antigo agente, foram os convidados de Kizua Gourgel para falarem do artista. Yuri Simão anunciou o Brunch do Show do Mês que acontece este domingo e não desvendou muitas novidades para este ano.
Nelson Cantos, responsável de comunicação da Nova Energia disse justificou a presença do artista do seguinte modo "Maya Cool é um artista com sucesso eternos, passando de geração em geração e que preenche os nossos requisitos, ou seja tem as características que procuramos num cartaz”.

Maya Cool considerou ser gratificante e prestigiante ser o escolhido para o arranque desta temporada, o artista reforçou "a Nova Energia é uma das empresas que tenho o maior prazer em trabalhar por sentir da equipe o senso de responsabilidade acentuada profissionalismo fora do comum e uma verticalidade no que concerne aos padrões utilizados por eles na concepção de cada projecto que fazem”.

Lucas de Brito Pereira da Silva, ou simplesmente Maya é um músico que, ainda criança, começou a despontar no universo musical infantil. A sala piô da Rádio Nacional de Angola (RNA) e outros shows infantis do dia 1 de Junho, foram a rampa para a sua projecção musical e, foi também, nesta casa de rádio que recebeu o maior troféu da sua carreira, o prémio do Top dos Mais Queridos em 2008.  Com cinco álbuns no mercado, "Lágrimas”, "Igual a Ti”, "Anjo”, "Amores” e "Certeza”, Maya Cool encontra-se neste momento a concluir mais um trabalho discográfico. A Nova Energia viu reconhecido o Show do Mês aos 8 de Janeiro com um diploma de Honra pelo Ministério da Cultura Turismo e Ambiente.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura