Política

Situação da RCA analisada pelo embaixador de Angola e MINUSCA

JA Online

A situação na República Centro Africana (RCA),dominou, sexta-feira, o encontro entre o representante Permanente de Angola junto das Nações Unidas, em Nova Iorque, Francisco José da Cruz, e o chefe da Revisão Estratégica Independente da Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização da República Centro-Africana (MINUSCA) Edmond Mulet.

24/02/2024  Última atualização 11H09
© Fotografia por: Cedida

Os dois diplomatas realçaram os progressos registados relativamente à dissolução de grupos armados e aos processos políticos, que permitiram a restauração da autoridade do Estado em mais de 85% do Território.

Os responsáveis reconheceram, também, os desafios por ultrapassar sobretudo em algumas localidades do país, onde se regista a presença de grupos armados, motivados pela pilhagem de minerais e actividades ilegais.

Angola, segundo o embaixador Francisco José da Cruz, saúda e encoraja os esforços que estão a ser envidados pelas autoridades da República CentroAfricana, para se alcançar a paz naquele país.

Francisco José da Cruz, lembrou que no quadro das suas responsabilidades enquanto Presidente da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL), Angola realizou no dia 16 de Setembro de 2021, em Luanda, a Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da CIRGL, que adoptou o roteiro Conjunto para a Paz na RCA conhecido como Roteiro de Luanda, cuja implementação registou progressos significativos visando a promoção da paz e segurança deste país.

Na mesma senda, em Outubro de 2023, o Comité Estratégico de Supervisão do Processo Político para a Paz na RCA realizou uma avaliação do processo, verificando os progressos alcançados na implementação do acordo de paz e o cumprimento de algumas tarefas de seis eixos contidos no roteiro, nomeadamente o envolvimento com os líderes dos grupos armados, o cessar-fogo, o programa desarmamento, desmobilização e reintegração, a reforma do sector da segurança, o controlo das fronteiras e o processo político.

Por sua vez, Edmond Mulet, enalteceu nível de estabilidade política e evolução na República Centro-Africana (RCA), que já realizou duas eleições presidenciais, estando em preparação o terceiro pleito eleitoral previsto para 2025.

Edmond Mulet sunlinhou que a MINUSCA já existe há 10 anos, sendo crucial uma revisão estratégica para garantir a coerência e a relevância do mandato, avançou a nota enviada ao JA Online.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política