Desporto

Treinadores recebem aulas sobre coordenação técnica

Trinta e cinco treinadores de Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau e Moçambique terminaram, na semana passada, o curso de Coordenador Técnico Desportivo, ministrado pela empresa angolana “Sport Business School”, via aplicativo Zoom.

31/03/2021  Última atualização 11H32
Treinadores terminam formação © Fotografia por: DR
Durante 12 dias, foram abordados conteúdos programáticos essenciais para o exercício da actividade de Coordenação Técnica em clubes desportivos ou federações, com destaque para o Planeamento, Formação, Acompanhamento médico, Liderança e Ética.

Paulo Macedo, ex-seleccionador de basquetebol sénior masculino, e António Costa, actual director técnico da Federação Angolana de Andebol (FAAND), foram alguns dos treinadores angolanos que participaram do curso que teve como formador principal o português Marcos Antunes, coadjuvado pelo professor auxiliar universitário Eduardo Teixeira, antigo fisiologista do Sporting de Braga.

Prelectores e formandos mostraram-se "muito satisfeitos” com a partilha de experiências sobre um tema sempre actual, tendo em conta a importância da figura do Coordenador nas várias disciplinas desportivas.
Treinador de desporto com especialização nas modalidades de andebol e futsal, Marco Antunes garantiu, em declarações ao Jornal de Angola, que durante o curso houve "muita seriedade”.

"Passámos a mensagem de forma directa e objectiva, porque sabíamos que as expectativas eram elevadas, a par da imensa procura. Foi uma verdadeira aventura de aprendizagem e factos, com documentação assegurada para esse grupo espectacular”, esclareceu.
Entre os formandos houve unanimidade em relação à pertinência do curso que trouxe à discussão a interligação do trabalho dos distintos escalões de formação de desportistas e uma agenda bem definida para que nada fique ao acaso.

Herculano Cubaba, presidente da Associação de Treinadores de Futebol da Guiné Bissau, e António Costa, ex-internacional angolano e actual director Técnico da FAAND, destacaram o "rol de ideias propostas durante a formação para organizar metodologicamente o trabalho do coordenador, como um ganho indiscutível, adquirido com a participação no curso”.
A par da possibilidade de realizar a segunda edição do curso, face à demanda, a organização anunciou igualmente o arranque da formação para Gestores Desportivos a 12 de Abril.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto