Sociedade

Três contactos directos testam positivo à Covid-19

Armando Sapalo | Dundo

Jornalista

Três dos 39 contactos directos de um caso de Covid-19, registado na última terça-feira, no município do Cu-ango, província da Lunda-Norte, testaram positivo à pandemia, anunciou, sexta-feira, a porta-voz da Comissão Provincial Multissectorial de Resposta e Combate à Covid-19.

28/02/2021  Última atualização 13H30
© Fotografia por: DR
Filomena Simão, que falava durante um encontro do governador da Lunda-Norte, Ernesto Muangala, com a sociedade civil do município do Lucapa, acrescentou que, com estas três infecções, a província tem agora quatro casos activos de Covid-19.
O primeiro dos quatro casos, explicou, é um cidadão, de 56 anos, afecto a um pelotão da Polícia Militar, proveniente do município do Quimebele, província do Uíge, em missão de serviço à Lunda-Norte.

Relativamente ao quadro clínico, Filomena Simão explicou que dois pacientes apresentam problemas de insuficiência respiratória, estando nesse momento isolados e em tratamento numa das unidades sanitárias do município do Cuango. Os outros dois, acrescentou, são assintomáticos e estão em quarentena domiciliar.
A porta-voz assegurou que os restantes contactos directos continuam isolados e, dentro de dias, serão testados novamente. "A ideia é cortar a cadeia de transmissão por via de testagem e isolamento dos contactos”, disse.

Com um cumulativo de 236 casos confirmados, dos quais 228 recuperados, quatro óbitos e igual número de activos, a Lunda-Norte quer reforçar a capacidade de testagem nos dez municípios e o cumprimento da quarentena domiciliar por parte dos cidadãos que chegam de viagem, referiu Filomena Simão. 

Nesse momento, 147  pessoas, das quais 104 no município do Chitato, provenientes de  distintas províncias do país,  encontram-se em quarentena institucional. Com um registo de 194 infecções, a  centralidade do Mussungue, na cidade do Dundo, possui o maior número de casos positivos notificados na Lunda-Norte.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade