Política

UNITA defende diálogo construtivo

O secretário provincial da UNITA no Cunene, Torga Pangeiko, reafirmou a disponibilidade para um "diálogo construtivo" que conduza à resolução dos principais problemas que as comunidades do Cunene enfrentam.

15/03/2021  Última atualização 11H33
Secretário provincial da UNITA em Cabinda, José Lembe © Fotografia por: José Soares | Edições Novembro
Ao discursar no acto provincial das celebrações do 55º aniversário da fundação da UNITA,  assinalado sábado, Torga Pangeiko referiu que o partido não tenciona a partilha do poder, mas criar um debate sério para o alcance de entendimentos sobre questões fundamentais que dizem respeito a todos os angolanos.

Torga Pangeiko apontou a seca severa e as péssimas condições económicas e sociais como principais problemas que as populações do Cunene vivem. "Muitas famílias na província do Cunene não possuem o mínimo para se alimentar, enquanto o dinheiro disponibilizado pelo Executivo para minimizar a crise alimentar no Cunene é gasto em despesas desnecessárias”, adiantou.

Em Cabinda, o secretário provincial, José de Gringo Júnior Lembe, anunciou, sábado, que o partido  tenciona estabelecer um pacto público com o povo de Cabinda, para facilitar a alternância do poder e dar resposta aos graves problemas de ordem social que ainda prevalecem na província.
O político, que falava no termo de uma marcha que assinalou o 55º aniversário da fundação da UNITA, afirmou que "a actual visão social que o momento exige é de união de todos os patriotas para a alternância do poder”.

Para o secretário provincial da UNITA, Cabinda regista um índice elevado de desemprego, porque o maior empregador, que é a Cabinda Gulf Oil Campany, está a despedir muita gente que trabalha quer no campo petrolífero de Malongo como nas plataformas, situação que, disse, "está a contribuir para o aumento da criminalidade na província”.

Solução dos problemas
Em Luanda, o secretário provincial da UNITA, Manuel da Costa "Ekuikui", pediu a contribuição da população na solução dos problemas da província, tais como a pobreza, a prostituição, a delinquência e o lixo.

Falando no acto de massas alusivo ao 55º aniversário da UNITA, no município do Ca-zenga, o político pediu também a contribuição de todos para o fortalecimento da de-mocracia em Angola.
Apelou às autoridades de Luanda a resolverem o problema do lixo, para evitar consequências para a saúde pública. Defendeu, ainda, a realização das eleições autárquicas, considerando que podem gerar desenvolvimento e competitividade.

Diálogo permanente
A secretária provincial da UNITA no Huambo defendeu, na sexta-feira, um espírito de "diálogo permanente” entre os partidos políticos, para se evitar "provocações e insinuações” que, em muitas situações, descambam em intolerância política nas comunidades.

Albertina Navita Ngolo, que falava na abertura da reunião extraordinária do Comité Provincial, afirmou que, no périplo pelos 11 municípios da província constatou indícios de "focos de intolerância política”, considerando ser uma "situação inaceitável” e "surpreendente”, 19 anos depois do fim do conflito armado.

"Já não é o tempo de criar entraves entre irmãos. É tempo de unirmos forças para, definitivamente, implantarmos a paz social, aquela que pode trazer o pão de cada dia às mesas dos cidadãos”, disse.


Bernardo Capita| Cabinda Adolfo Mundombe| Huambo Elautério Silipuleni | Ondjiva

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política