Desporto

1º de Agosto: Campanha eleitoral termina amanhã

Jorge Neto

Jornalista

A campanha eleitoral dos candidatos à presidência do Clube Desportivo 1º de Agosto termina à meia-noite de amanhã em todo o país e o pleito acontece no sábado, das 9h00 às 15h00, no pavilhão Paulo Bunze, localizado na Cidade Desportiva. O jurista Egas Viegas, pela lista A, e o general Gouveio de Sá Miranda, pela B, "digladiam" pelo cadeirão máximo.

27/03/2024  Última atualização 08H00
Candidatos à cadeira máxima da agremiação militar observam uma caça ao voto regida de civilização © Fotografia por: DR

Depois da desistência do candidato da lista C, o general Carlos Hendrick, presidente cessante, na quinta-feira passada, a corrida ao cadeirão máximo ficou restrita a dois concorrentes. Pela primeira vez na história do clube militar, um candidato civil e um oficial general das Forças Armadas Angolanas convencem eleitores em todo o país com vista ao mandato do ciclo olímpico 2024-2028.

Egas Viegas surge como um "jovem inovador" que pretende dar uma nova dinâmica ao emblema agostino e tentará rentabilizar ao máximo as estruturas. O elenco proponente ambiciona transformar a agremiação do bairro da Maianga numa Sociedade Anónima Desportiva (SAD). 

O general Gouveia de Sá Miranda, que já ocupou as funções de vice-presidente para o futebol no primeiro mandato do presidente cessante, Carlos Hendrick, pretende melhorar o que foi feito pela actual direcção e aumentar as receitas por via do aproveitamento das infra-estruturas.

O processo eleitoral iniciou no dia 27 de Fevereiro com a entrega das listas de candidaturas até 7 do corrente mês, seguido da aprovação das mesmas no dia 13 e, consequentemente, o início da campanha no passado dia 14.

A Comissão Eleitoral é formada pelo presidente Pedro Neto, coadjuvado pelo secretário Paulo Madeira e o escrutinador N'gouabi Salvador. A tomada de posse dos novos corpos gerentes do clube 1º de Agosto acontece no dia 8 de Abril, às 17h00, na sede social.

A agremiação militar atravessa uma crise financeira há três anos, marcada por salários em atraso dos funcionários há mais de dois anos e cinco meses, bem como da equipa técnica e atletas, que varia entre oito e dois meses.

Carlos Hendrick é o oitavo presidente da colectividade do Rio Seco, depois de Santana André Pitra "Petroff” (1977-1979), Pedro de Castro Van-Dúnem "Loy”, 1979-1982), Henriques Teles Carreira "Iko” (1982-1988), Justino Fernandes (1988-1993), Mello Xavier (1993-1999), Pedro Neto (1999-2007) e Raul Hendrick (2007-2011).

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto