Regiões

84 milhões de de dólares para obras no Zaire

Fernando Neto | Mbanza Kongo

Jornalista

Trinta projectos de impacto social, avaliados em 84 milhões de dólares, vão ser implementados este ano na província do Zaire, através de uma linha de crédito do Reino de Espanha, no âmbito do Programa de Investimentos Públicos (PIP), anunciou o director provincial do Gabinete de Estudos, Planeamento e Estatística (GEPE).

25/01/2021  Última atualização 10H17
Projectos sociais a serem implementados este ano © Fotografia por: Arquivo
Sebastião Bumba, que falava à margem da primeira reunião ordinária do Governo Provincial, realizada quinta-feira, informou que, entre os projectos, constam obras de construção de um novo Hospital Municipal no Nóqui, um outro no município do Cuimba, escolas em Mbanza Kongo, dois edifícios para técnicos e 24 de vias urbanas.

Obras do PIIM

Em relação ao Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), Sebastião Bumba fez saber que a província tem 34 projectos já aprovados, orçados em mais de 26 mil milhões de kwanzas, 18 dos quais já estão em execução.
"Dos 34 projectos , 18  arrancaram no ano passado e seis estão à mercê do impasse que se verifica na transportação dos materiais de construção para as comunas, devido ao mau estado das vias ”, detalhou.
A construção de infra-estruturas sociais nas áreas da Educação, Saúde, estradas e o novo Hospital Mu-nicipal do Tomboco constam entre as obras dos 34 projectos.

Ainda no que concerne à construção de infra-estruturas, a província vai contar, este ano, com um complexo residencial e administrativo nos municípios do Tomboco e Nóqui, uma ponte sobre o rio Mboba no Cuimba e vários empreendimentos no Nzeto, cujos trabalhos estarão sob tutela dos Ministérios da Administração do Território, Obras Públicas e Ordenamento do Território, Educação, Interior e da Energia e Águas.

O Ministério da Energia e Águas, avançou o responsável, vai implementar no Zaire, este ano, um projecto de modernização e expansão da rede eléctrica de média e baixa tensão em todos os municípios.
Sebastião Bumba frisou que o Governo Provincial vai intervir junto do Ministério da Administração do Território para encontrar soluções imediatas para, num curto espaço de tempo, arrancar a construção de infra-estruturas nas comunas do Kindege e Lufico, regiões do Nzeto e Nóqui, respectivamente.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões