Política

Abordado o reforço da cooperação com a Sérvia

O secretário de Estado para a Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas do Ministério das Relações Exteriores, Domingos Vieira Lopes, reuniu-se, em Luanda, com o homólogo da República da Sérvia, Goran Aleksic, no âmbito do reforço da relações bilaterais.

29/02/2024  Última atualização 08H30
Domingos Vieira Lopes recebeu o homólogo Goran Aleksic © Fotografia por: DR
O encontro, realizado terça-feira, na sede da diplomacia angolana, serviu para as duas entidades avaliarem o estado das relações entre os dois países, com destaque para o seguimento dos compromissos assumidos por ambas as partes, aquando da última visita efectuada à Sérvia, em Junho do ano passado.

Durante o encontro, o secretário de Estado, Goran Aleksic, recordou as relações históricas existentes entre Angola e a Sérvia e reiterou a importância da criação de uma Comissão Bilateral, para a conclusão do Acordo de Promoção e Protecção Recíproca de Investimentos (APPRI), que servirá de alavanca para a cooperação em outras áreas de interesse comum, como a Saúde, Educação, Desporto, Cultura, Segurança e Transportes.

Goran Aleksic agradeceu o  apoio de Angola nos processos internacionais que envolvem o seu país, com destaque para o posicionamento de Angola  quanto ao conflito nos Balcãs com o Kosovo e os apoios de candidaturas sérvias no sistema das Nações Unidas.

A Sérvia foi uns dos primeiros países da Europa a reconhecer a Independência de Angola, em 1975, tendo, na altura, comungado com Angola o espírito dos Países Não-Alinhados.

O secretário de Estado sérvio reiterou a intenção do Governo do seu país em apoiar Angola na diversificação da economia, por via da troca de experiências, tendo como base o posicionamento económico no cenário internacional.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política