Desporto

Académica de Luanda domina convocatória para Montreux

Silva Cacuti

Jornalista

Com cinco jogadores chamados, a equipa da Académica de Luanda, campeã nacional, é a que mais atletas cede à convocatória da Selecção Nacional de hóquei em patins, divulgada segunda-feira, para disputar a 69.ª edição da Taça das Nações de Montreux, Suíça, também conhecida como torneio da Páscoa, de 27 a 31 de Março.

13/02/2024  Última atualização 10H54
Equipa conta cumprir um estágio pré-competitivo de 10 a 24 de Março em Lisboa, Portugal © Fotografia por: Edições Novembro

Da equipa  campeão nacional, orientada pelo próprio seleccionador nacional, foram chamados Bruno dos Santos (guarda-redes) e os jogadores de campo Argentino Agostinho "Tino Boy”, Adilson Diogo "Pi”, Erivaldo Domingos e Francisco Eduardo.

Jó foi apresentado ao cargo, ontem, em Conferência de Imprensa, na sede da Federação Angolana de Patinagem (FAP), momento em que aproveitou para divulgar a convocatória. Além do emblema angolano, único do país, o seleccionador Nacional, chamou atletas que evoluem em Itália, Espanha e Portugal.

A equipa da Associação Desportiva Oliveira do Hospital, líder do campeonato da terceira divisão, Zona Norte”B”,  é a segunda maior fornecedora de atletas à convocatória com Wilson de Castro (guarda-redes), Josemar Tavares "Zidane”, Fábio Faria, e Alfredo Tunda. Ao Sport Lisboa e Benfica "B”, o treinador foi buscar Afonso de Sousa, enquanto Rafael Fidalgo vem do GRF Murches, 8.º classificado do campeonato português da primeira divisão. A lista é completada pelos experientes Francisco Veludo (Hockey Bassano), Humberto Mendes "Big” (CE Noia), João Pinto (Trissino) e André Centeno (Sporting Tomar).

A equipa conta estagiar de 10 a 24 de Março, em Lisboa. O secretário-geral da FAP, Anacleto Silva "Kirro”, garantiu que a instituição tudo faz para assegurar as condições logísticas a fim de a seleção ter uma participação condigna na prova.

A Selecção Nacional integra o grupo preliminar A, ao lado das congéneres da Argentina, Itália, Suíça e a equipa do HC Montreux, organizadora do torneio. Angola estreia-se diante da Argentina, no dia 27 e, na sequência da primeira fase, joga com a Itália e o HC Montreux nos dias 28 e 29.

A série  B  é composta  por Portugal França, Espanha e a Suíça. Na última presença, em 2019, a Selecção Nacional terminou  em quarto lugar.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto