Política

Actualização cartográfica cobre 60,6 por cento do território nacional

Elizandra Major

Jornalista

O porta-voz da Comissão Multissectorial de Apoio à Realização do Censo 2024, Hernany Luís, anunciou, sexta-feira, em Luanda, que a actuação cartográfica tem uma taxa de 60,6 por cento a nível do território nacional.

24/02/2024  Última atualização 11H54
Francisco Furtado orientou a reunião da Comissão Multissectorial de realização do Censo da População e Habitação © Fotografia por: Contreiras Pipa| Edições Novembro
Hernany Luís, que falava no final da Reunião Ordinária da Comissão Multissectorial, orientada pelo coordenador da Comissão Multisectorial do Censo, Francisco Pereira Furtado, considerou positivo os trabalhos da actualização cartográfica, tendo destacado que nas províncias do Cuanza-Norte, Bengo e Lunda-Sul as actividades já estão terminadas.

De acordo com o porta-voz, nos próximos dias as províncias do Cuanza- Norte e do Bengo podem reforçar as equipas de Luanda nos trabalhos com o funcionamento de cerca de 95 cartógrafos.

"Existe um progresso que está a acontecer no processo que estamos a levar a cabo no âmbito do trabalho cartográfico, a nível do territorio nacional”, destacou.

Neste contexto, informou ainda que nos próximos três meses vai ocorrer um processo contínuo de formação, onde serão beneficiários a comunicação social, os agentes públicos e a sociedade civil, para esclarecimentos à volta do processo censitário, que deverá ocorrer no país a 19 de Julho.

Hernany Luís garantiu que para o ano de 2024 se estima que existam em todo o território nacional cerca de 35 milhões de angolanos.

"É um trabalho que decorreu do último Censo, por isso é que vamos ao campo para poder afinar os pressupostos que nós assumimos na época que temos efectivamente dentro do território nacional cerca de 35 milhões de habitantes”, destacou.

Sobre o valor global para a realização do Censo, sem descrever o montante financeiro, referiu que o processo está em curso e tem uma logística que está a suportar a operação.

"Não conseguimos detalhar exactamente os custos próprios do Censo, mas podemos aqui afirmar categoricamente que o processo está a decorrer a bom ritmo na medida em que todos os apoios estão a ser dados”, assegurou. Do ponto de vista de entendimento da população, Hernany Luís garantiu que existe, cada vez mais, um maior nível de aproximação do trabalho que está a ser feito a nível da população.

"Este é o segundo Censo Geral da População e  Habitação. Nós realizamos o primeiro em 2014. Há uma memória à volta do trabalho que temos feito na instrução de estatística”, disse.

Reunião de balanço

O porta-voz da Comissão Multissectorial de Apoio à Realização do Censo 2024, Hernany Luís, disse que a reunião serviu para fazer o balanço das actividades realizadas no âmbito da preparação do Censo Geral da População e Habitação, relativamente aos meses de Janeiro e Fevereiro. "Houve um grau de cumprimento positivo de todas as recomendações. Ao longo dos dois períodos foram cumpridas as recomendações na íntegra, olhou-se também naquilo que é o trabalho que está em curso no âmbito da actuação cartográfica em todo o território nacional e fez-se uma antecâmara daquilo que poderá ocorrer nos próximos dias”, sublinhou.

Por outro lado, Hernany Luís disse que no âmbito da preparação para a realização do Censo 2024, decorre em todo o país a actualização da malha cartográfica censitária.

Com isso, explicou, o referido trabalho vai permitir que na altura do Censo não haja dupla contagem, de modo a não existir pessoas que poderão ser contadas duas vezes.

"O perímetro é identificado e o recenseador vai trabalhar dentro daquele período, ou seja, dentro daquela secção bem identificada e assim nós não vamos ter dupla contagem”, disse.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política