Gente

Adrix, Lutonda e Miller aniversariantes da quadra festiva

Adriano Moniz celebrou o seu aniversário natalício no dia 22 de Dezembro.

28/12/2023  Última atualização 07H00
Felicitações © Fotografia por: Arquivo
Por razões de saúde da sua esposa, não ousou em organizar uma boda de arromba, ficou no simbolismo do apagar da vela num bolo de aniversário. Adrix, como é conhecido nas lides desportivas, é uma antiga estrela do futebol nacional. Talvez desconhecido pelas novas gerações, mas foi ele quem marcou o golo mais rápido do Girabola, em 1987, com apenas 9 segundos de jogo. Este feito ocorreu durante um jogo em que a sua equipa, o Desportivo da Chela da Huíla, enfrentou o Inter Clube de Angola, no estádio dos Coqueiros, resultando num empate a três golos. Além disso, também foi dele um golo inédito de cabeça a partir do meio campo, num jogo contra o 1.º de Agosto, quando jogava pelo FC de Cabinda. Adriano Moniz é Tri-Campeão Nacional nos primeiros campeonatos escolares e destacou-se nos respectivos campeonatos, como o melhor marcador. Ao grande Adrix ficam aqui as felicitações pelo seu  aniversário e o reconhecimento público pelos feitos protagonizados.

Bem às portas do Natal, Miguel Lutonda somou mais um cacimbo. 24 de Dezembro é a sua data de aniversário. A antiga estrela do basquetebol angolano e africano notabilizou-se no clube 1º de Agosto e na Selecção Nacional, onde chegou a ser capitão. O atleta, eleito duas vezes Jogador Mais Valioso (MVP) do continente, iniciou a carreira no Grupo Desportivo da Nocal, onde, no seu primeiro contrato como profissional, recebia 60 grades de cerveja por ano e 5 por mês. Passou pelo ASA, mas foi no Clube Desportivo 1º de Agosto, onde se consagrou. "General Lutonda”, como era conhecido nas lides do basquetebol, deixou de jogar em 2012, seguindo a carreira de treinador. Como atleta, ganhou tudo o que havia para ganhar, tanto em clubes quanto nas selecções: dois campeonatos nacionais no ASA e nove no 1º de Agosto, oito Supertaças, cinco Taças de Angola e seis Taças dos Clubes Africanos. Conquistou também cinco títulos africanos com a Selecção Nacional. Actualmente, treina as camadas jovens do 1º de Agosto e é técnico-adjunto da Selecção Nacional Sénior Masculina de Basquetebol. Os nossos parabéns ao  Grande "General Lutonda”.

Miller Gomes é o próprio menino Jesus. O rapaz nasceu do dia 25 de Dezembro. A celebração foi em família, como podemos ver no seu perfil oficial do facebook. MG tem tido um percurso brilhante no futebol nacional. Começou a jogar futebol muito cedo, na equipa de caçulinhas "Pastelaria Universal” e prematuramente, isto aos 28 anos de idade, encerrou a caminhada para abraçar a carreira de treinador. Após frequentar o curso de treinador da UEFA B e outros pelo mundo fora, Miller Gomes buscou experiências com grandes treinadores como Trappatoni e António Camacho,  com José Mourinho, no Chelsea da Inglaterra, no Manchester United com Alex Ferguson, e no Atlético de Madrid com Diego Simeone. Já como treinador, assumiu o comando do Benfica de Luanda, Petro Atlético do Huambo, Kabuscorp do Palanca e Petro Atlético de Luanda, onde conquistou a Taça de Angola e a Super Taça. No Recreativo do Libolo, conquistou o título de Campeão do Girabola. Além disso, foi Campeão do Girabola pelo clube 1º de Agosto, vencendo a Taça e Super Taça na condição de Treinador-adjunto.

Miller Gomes também treinou a Selecção Nacional de Futebol Feminino e a Seleção Nacional de Sub-20. Ele faz parte de uma família notável de futebolistas, incluindo Tony Estraga e Gil Gomes, este último Campeão do Mundo de Sub-20 pela Selecção das Quinas, em 1991.

Parabéns, Grande Miller.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Gente