Cultura

Alunos partilham experiências sobre artes plásticas em Luanda

Gil Vieira

Jornalista

Um grupo de crianças e adolescentes do Colégio Angolano de Talatona (CAT) realizou, sábado, uma visita guiada à escola de Arte Pedro Yaba, localizada no Benfica, em Luanda, onde foi informado pelo seu patrono que a instituição funciona como um “viveiro” de descoberta de talentos, por via das artes plásticas.

27/02/2024  Última atualização 08H05
Os mais pequenos interagiram com o artista Pedro Yaba © Fotografia por: DR

Durante a visita, os pequenos tiveram contacto com os quadros patentes no salão de exposição da galeria e explicações detalhadas do mentor do projecto sobre o programa de formação do ano artístico, que decorre desde o ano passado.

O pintor Pedro Yaba detalhou às crianças sobre o que se aprende na escola de arte, com realce para as técnicas de esboço, proporção e simetria, em aulas ministradas em seis módulos, designadamente "Anatomia do Rosto, Corpo e Variações de ângulos”, "Movimentos, Gestos e Proporções”, "Mãos, Pés e Proporções”, "Noções Básicas de Pintura” e "Arte Total”.

De acordo com o programa, explicou, os alunos da escola de arte aprendem, igualmente, técnicas sobre "Linha e Ritmo”, "Desenho e Figura Humana”, "Desenho ao Ar Livre”, "Simplificação da Forma”, "Noções Básicas de Pintura, Luz e Sombra” e "Arte Contemporânea”.

Pedro Yaba, fundador e professor de pintura da escola, mostrou-se satisfeito com a visita, o que mostra que a sociedade começa a ganhar consciência sobre a importância das artes plásticas para o crescimento intelectual e social das crianças.

O investimento nas artes plásticas, resumiu, pode ajudar a criar empregos e a desenvolver o poder criativo das crianças e adolescentes. "Essa iniciativa do colégio de Talatona vai, seguramente, motivar e despertar as crianças a explorar melhor o seu potencial, quer nas artes como em outras áreas do conhecimento científico”, ressaltou.

A coordenadora geral do Colégio Angolano de Talatona (CAT), Maria do Rosário Amaral,disse, ontem, ao Jornal de Angola, que a visita à Escola de Artes Plásticas esteve enquadrada no programa de actividades artísticas do colégio, assente na consolidação dos conhecimentos teóricos que têm sido transmitidos aos alunos e contribuir para que dominem na prática  a história da artes plásticas em todas as suas dimensões.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura