Política

AN aprova proposta de lei contra actividade mineira Ilegal

JA Online

A Assembleia Nacional (AN) aprovou, na quinta-feira, na generalidade, a Proposta de Lei do Combate à Actividade Mineira Ilegal, que criminaliza condutas que derivam da exploração ilícita dos recursos minerais.

22/03/2024  Última atualização 01H25
© Fotografia por: DR

O diploma foi aprovado com 90 votos a favor (MPLA e PHA), zero votos contra e 66  abstenções (dos grupos parlamentares da  UNITA e Misto PRS-FNLA), durante a 4.ª Reunião Plenária Ordinária da 2.ªSessão Legislativa da V Legislatura.

O documento define procedimentos céleres de perda e apropriação a favor do Estado dos instrumentos e produtos do crime.

A iniciativa Legislativa do Executivo tem como objectivo desincentivar e criminalizar condutas que derivam da exploração ilícita dos recursos minerais geradoras de impactos nocivos ao meio ambiente, à vida humana, à saúde pública, à subsistência das comunidades, à economia e consequente desenvolvimento. 

A Proposta de Lei de Combate à Actividade Mineira Ilegal visa introduzir um regime jurídico específico de combate à actividade mineira ilegal que estabelece penalidades adequadas à gravidade das condutas tipificadas e dos resultados, assim como define procedimentos céleres de perda e apropriação a favor do Estado.

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política