Política

Angola destaca esforços do Conselho de Paz da UA

O embaixador de Angola na Etiópia e representante permanente junto da União Africana (UA), Miguel César Bembe, afirmou, terça-feira, que o Estado angolano reconhece e louva os esforços empreendidos pelo Conselho de Paz e Segurança (CPS) da organização continental, para a promoção da estabilidade e da convivência pacífica entre os africanos.

27/03/2024  Última atualização 09H35
Miguel Bembe, embaixador de Angola na Etiópia © Fotografia por: DR

De acordo com um comunicado da Embaixada de Angola na Etiópia, o diplomata intervinha no Seminário/Retiro de Orientação para os Novos Membros do Conselho de Paz e Segurança da União Africana, que decorre desde segunda-feira, na cidade de Swakopmund, Namíbia, país que assume a presidência do CPS neste mês.

Miguel Bembe sublinhou que continuam a persistir grandes desafios multidimensionais no continente africano que necessitam, cada vez mais, de "abordagens holísticas e inovadoras”, colaboração efectiva e acções colectivas para serem superados. O embaixador realçou o compromisso de Angola em cumprir o seu mandato no CPS, guiando-se pelos princípios da solidariedade, respeito pela soberania dos Estados, igualdade e justiça, bem como valorizando os vectores de prevenção, gestão e resolução pacífica de conflitos.

O país, segundo ainda o diplomata, está absolutamente convencido de que o sucesso do mandato requer a estreita colaboração e articulação permanente entre os Estados-membros e outras instituções/organizações formais e informais africanas e não só, com o objectivo de contribuir para o processo de edificação de uma África onde a paz seja duradoura e a prosperidade seja compartilhada por todos.

Miguel Bembe reiterou a profunda gratidão de Angola aos demais Estados-membros da União Africana, em geral, e da região Austral, em particular, pelo voto de confiança que conduziu à eleição do país para um mandato de dois anos no CPS, a iniciar em Abril, mês em que os angolanos celebram, pela 21ª vez, o Dia da Paz e da Reconciliação Nacional.

O Seminário/Retiro de Orientação para os Novos Membros do Conselho de Paz e Segurança da União Africana encerra amanhã.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política