Política

Angola e China reforçam em Lomé cooperação económica

JA Online

O embaixador de Angola no Ghana e no Togo, João Quiosa e o homólogo da República Popular da China, no Togo, Chao Weidong, abordaram, quinta-feira, em Lomé, as relações os dois países, com foco para questões económicas e comerciais e sobre a recente visita do Presidente João Lourenço a China, que sinalizou o grau de amizade entre os dois Estados.

29/03/2024  Última atualização 13H05
© Fotografia por: Cedida pela Embaixada de Angola de Angola no Ghana e Togo

Segundo um comunicado de imprensa, o encontro realizou-se no âmbito de uma visita de trabalho, que o embaixador Extraordinário e Plenipotenciário, João Quiosa, realizou a cidade de Lomé, de 27 à 28 do mês em curso, acompanhado pelo primeiro secretário, King Tchimpuati.

A visita, refere a nota, proporcionou uma oportunidade para discutir questões diplomáticas, económicas e comerciais entre os dois países, promover intercâmbios culturais e fortalecer os laços bilaterais, tendo em conta a necessidade de marcar esforços no quadro da diplomacia económica.

Neste particular, João Quiosa agradeceu e mostrou-se disponível em trabalhar com o seu homólogo, no sentido de fortalecer os trabalhos diplomáticos entre ambos, salientando que Angola está apostar no desenvolvimento de expandir o porto local, de maneira a fazer com que os países da região possam usar do mesmo, no embarque e desembarque de mercadorias.

No encontro, as duas entidades falaram, também, na intenção do Togo em querer comprar o petróleo bruto angolano e refinar internamente. Na ocasião, Chao Weidong agradeceu em nome do seu país, tendo manifestado o interesse em continuar a trilhar o caminho das boas relações com Angola.

O diplomata chinês informou, igualmente, que a China pretende organizar este ano, uma conferência económica para fortalecer as relações com os países africanos, com aposta no sector da Agricultura, como na plantação do arroz.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política