Política

Angola e Rússia avaliam relançamento da parceria

Os ministros dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, e dos Recursos Naturais e Ambiente da Federação da Rússia, Aleksandr Kozlov, passaram, ontem, em revista acordos de cooperação em vários domínios.

10/04/2021  Última atualização 11H14
Delegação angolana participou na reunião a partir da sede das Relações Exteriores © Fotografia por: João Gomes | Edições Novembro
A reunião, realizada por videoconferência, contou com a presença dos membros da Comissão intergovernamental Angola-Rússia para a Cooperação Económica, Técnico-Científica e Comercial. A delegação angolana participou da reunião a partir do edifício sede do Ministério das Relações Exteriores.

No final, o ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, disse à imprensa que o encontro serviu para a revisão das recomendações da última reunião e traçar perspectivas futuras, no âmbito da cooperação Angola-Rússia. Diamantino Azevedo informou que as duas delegações avaliaram as relações de cooperação nos domínios dos recursos minerais, com realce para os Petróleos e Diamantes, nos sectores da Educação, Energia, Agricultura, Indústria, Comércio e nos domínios da cooperação Técnica e Cientifica. 

Segundo Diamantino Azevedo, a cooperação entre Angola e Rússia "está no bom caminho”. Disse que o encontro serviu para a consolidação das relações entre os dois povos e Governos e da parceria estratégica. A cooperação no domínio mineiro, em particular, no domínio diamantífero, disse, é a que apresenta maior volume nas relações entre os dois países.

"Neste particular, as partes analisaram o estado actual e as perspectivas de interacção no domínio dos diamantes e concordaram em acelerar a solução de questões pendentes”, sublinhou.O ministro referiu que existe interesse entre os dois Estados  de reforçar e diversificar a cooperação nos domínios da Ciência, Educação, Tecnologias modernas de Telecomunicações e ainda no domínio Económico, mediante a criação de parcerias público-privadas. Esta iniciativa, disse, serve para desenvolver projectos concretos relacionados com a indústria transformadora, a agro-indústria, as pescas, a energia, petróleo e gás. 

O ministro dos Recursos Naturais e Ambiente da Federação da Rússia, Aleksandr Kozlov, disse, na sessão de abertura, que a reunião realizada em 2019, na Rússia, serviu para a criação de bases sólidas da cooperação entre os dois países em vários domínios.

Aleksandr Kozlov felicitou Angola pela forma como está a combater a Covid-19 e pelo facto de o país ter sido um dos primeiros a reconhecer a vacina russa  contra a Covid-19. Garantiu que a Rússia vai continuar a apoiar Angola no combate contra a pandemia da Covid-19. As delegações passaram em revista os acordos de cooperação nos domínios da Energia Atómica para fins pacíficos, marinha mercante e outros aspectos afins, instituição e os termos de funcionamento dos centros de informação e cultura, na área de segurança internacional da informação e no domínio das comunicações e tecnologias de informação. 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política