Economia

Angola na maior feira de alimentação e bebidas

Kátia Ramos

Jornalista

Arranca esta segunda-feira, no Dubai ,(Emirados Árabes Unidos ) mais uma edição da Gulfood, a maior feira de alimentação e bebidas do Médio Oriente, onde são esperados mais de cinco mil expositores, de 120 países.

19/02/2024  Última atualização 07H45
© Fotografia por: DR

Até sexta-feira, 23,  o evento com periodicidade anual, considerado pela sua localização um importante hub para os mercados asiáticos, europeus e africanos, vai contar  com a participação  de três empresas angolanas: Grupo Naval,  Grupo Carrinho e Refriango.

O Jornal de Angola apurou que Agência para a Promoção de Investimento e Exportação de Angola (APIEX) não vai liderar  a delegação empresarial na Feira, apesar de ter sido responsável pelas inscrições das empresas nacionais. No entanto, estará presente com o intuito de adquirir conhecimento para futuras participações.

Para este ano, a organização da Feira  promoveu regulamentos bastante exigentes para os participantes, Por exemplo, às empresas do sector de confeitaria não ser-lhe-á permitida a exposição  de doces, bombons, balas, caramelos, pastilhas, pastilhas elásticas, marshmallow, trufas, cacau, chocolate e produtos à base de chocolate.

Já o Pavilhão Multissectorial passará a ser exclusivo para expositoras que possuam alimentos embalados e prontos para consumo. 

Por sua vez ,  pavilhão de Cereais e Grãos passará a ser exclusivo para produtos desse segmento, incluindo açúcar, arroz, feijão e cafés em grãos.

Quanto ao de   Bebidas, por sua vez, será apenas  para bebidas prontas e embaladas para consumo, enquanto o pavilhão de Proteína Animal permanecerá só para empresas desse segmento.

Angola e Emirados Árabes Unidos desfrutam de uma colaboração económica saudável. Por exemplo, em Junho de 2020, o comércio bilateral atingiu a marca de 1,9 milhões de dólares, e desde 2004, o comércio entre os dois países  tem vindo  a crescer, envolvendo uma ampla gama de produtos e matérias-primas, tais como rochas ornamentais, diamantes, petróleo e outros minerais.

Segundo dados do Ministério da Economia dos EAU, o comércio não relacionado ao petróleo entre os dois países atingiu a cifra de 1,6 mil milhões  de dólares no final de 2017, representando um aumento de 38% em relação aos 1,15  mil milhões de dólares registados em 2016.

Recorde-se que em 2020, a Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações de Angola (Aipex) e a Câmara de Comércio e Indústria Angola/Emirados Árabes Unidos assinaram em Luanda um Memorando de Entendimento para a negociação de linhas de crédito e pacotes de financiamento.

O Memorando pretende facilitar,  estabelecer os princípios e base de cooperação entre as partes, para a promoção do ambiente de negócios em Angola, fomento das parcerias de investimento privado estratégicas para os sectores prioritários da economica nacional.

Com o acordo, as partes pretendem também identificar as oportunidades de investimento e de exportação, bem como ter acesso a informações sobre os mercados.

Angola e os Emiratos Árabes Unidos mantêm relações diplomáticas deste 1997, não obstante a representação diplomática angolana no Abu Dhabi só foi inaugurada em 2008 e a dos EUA em Luanda, em 2016.

O Brasil tem sido o maior participante lusófono na Gulfood. Só para exemplificar, a última edição ocorrida em Fevereiro de 2023 o pavilhão brasileiro fez-se representar por 68 empresas dos mais diversos sectores, desde commodities carnes e café até alimentos funcionais e orgânicos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia