Desporto

Angola tem médicos em número reduzido

Elsa Arroz

Jornalista

A República de Angola dispõe de número reduzido de médicos especializados em medicina desportiva em 49 anos de existência. A constatação foi divulgada pela directora do Centro Nacional de Medicina do Desporto (CENAMED), Stella Cristiano, quando procedia ao balanço das primeiras Jornadas Científicas, realizadas no Centro de Formação do Complexo Hospitalar Cardiopulmonares Dom Alexandre do Nascimento em Luanda.

26/02/2024  Última atualização 11H04
Stella Cristiano, directora do CENAMED e Paulo Múrias, os únicos médicos especializados © Fotografia por: Edições Novembro
A especialista em saúde destacou a abnegação dos profissionais que cuidam dos agentes desportivos no país. "O CENAMED ainda não dispõe de quadros suficientes, mas continuamos a exercer a actividade com grande empenho e dedicação do colectivo", asseverou.

Para inverter a situação vigente e preocupante, a gestora ressaltou a estraté- gia:"Estamos a trabalhar no sentido de formar e capacitar o pessoal para que haja um maior número de especialistas no futuro. O objectivo é relançar a classe".  A directora geral reafirmou a necessidade dos clubes realizarem testes médicos na instituição, de maneira a evitar situações negativas ou casos de mortes súbitas. Contudo, é preciso que ambos caminhem juntos em prol do desenvolvimento do desporto nacional.

"Queremos contribuir de forma científica para o desenvolvimento do desporto nacional, não só para médicos, mas treinadores e agentes. Voltaremos a colocar a medicina desportiva no lugar que merece, ou então, fazermos dela uma área que sirva o desporto, desde a selecção de talentos até ao desporto de alto rendimento, focando-se nos três pilares, treinamento, saúde e a nutrição, aspectos fundamentais para que possamos ter um desporto de rendimento", afiançou.

A médica sustentou a responsabilidade da instituição: "Como disse o patrono Paulo Múrias, é preciso torná-lo mais científico para alcançar os níveis desejados".  O evento organizado sob o lema "Medicina do desporto em Angola - passado, presente e futuro" contou com especialistas de Angola, Brasil e de Portugal, que transmitiram conhecimentos e experiências aos estudantes da Faculdade de Medicina das Universidades Agostinho Neto e Katyavala Bwila (Benguela) durante dois dias.

Temas como traumatologia desportiva, reabilitação física, fisiologia do desporto, importância do sono para os atletas, psicologia desportiva, avaliação cardíaca na pré-época, nutrição, treinamento físico, uso de anabolizantes e substâncias psicotrópicas, bem como o impacto do trabalho multidisciplinar no rendimento desportivo dominaram as sessões de debates.

A próxima edição das Jornadas Científicas do Centro Nacional de Medicina do Desporto vai acontecer de 20 a 25 de Fevereiro de 2025,  sob o lema "Os Desafios da Inovação em Medicina do Desporto".

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto