Sociedade

António dos Santos vence Prémio de Carreira em arquitetura

António Cristóvão

Jornalista

António Cândido dos Santos é o vencedor do Prémio Nacional de Arquitectura 2023, anunciou, na sexta-feira à noite, no Memorial António Agostinho Neto (MAAN), em Luanda, o presidente da Comissão de Júri.

26/02/2024  Última atualização 09H00
© Fotografia por: DR

Hélder José fez o anúncio durante a cerimónia de tomada de posse dos novos corpos sociais do Conselho Nacional e do bastonário da Ordem dos Arquitectos (OA), eleitos no ano passado dia 9 de Dezembro, para o mandato 2023/2026.

Ao vencedor do prémio, também denominado de "carreira”, será atribuído um galardão, troféu e um certificado de reconhecimento das actividades como profissional de arquitectura. 

Hélder José explicou que foi difícil identificar os candidatos para o Prémio Nacional de Arquitectura.

"Não foi fácil, mas conseguimos encontrar no seio dos profissionais da classe um potencial candidato, que hoje é o vencedor do Prémio Nacional de Arquitectura”, disse o consultor do ministro da Administração do Território.

Segundo Hélder José, o Prémio Nacional de Arquitectura foi criado para reconhecer o mérito e difundir esta actividade profissional no país.

Para o arquitecto, o prémio carreira surge com o intuito de laurear o profissional que ao longo do percurso dedicou-se para o crescimento do ramo, construindo obras de interesse público.

Além de Hélder José, a Comissão de Júri foi constituída pelos membros Leonilde Fialho da Costa, António Macaia, Nelson da Conceição, Hélio Vicente, José Pedro Paulo "Jopepa” e Mafuta Lumeca.

Francisco José Miguel "Chico Zé”, falecido em 2022, foi o vencedor do 1º Prémio Nacional de Arquitectura.

Segundo o bastonário cessante da OA, Celestino Chitonho, o arquitecto Chico Zé projectou o Memorial da Batalha do Cuito Cuanavale, na província do Cuando Cubango.

Além deste, explicou, projectou, igualmente, algumas sedes administrativas de províncias do país.

O Prémio Nacional de Arquitectura é uma iniciativa da Ordem dos Arquitectos de Angola (AO).

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade