Sociedade

Apoio da Espanha: Enfermeiros vão ter centro de capacitação

Algemira Fortuna/Cuito

Jornalista

A província do Bié vai ter, dentro de dois meses, um centro de capacitação na área de Enfermagem, composto por um laboratório e um centro de simulação clínica avançada, que deve beneficiar mais de mil alunos que estão a formar-se em várias especialidades da Saúde.

20/02/2024  Última atualização 08H31
Um centro de simulação clínica avançada vai ser, também, criado © Fotografia por: DR

A estrutura, que está a ser edificada nas instalações da Universidade do Cuanza (UNIC), na cidade do Cuito, faz parte do projecto CLINICALSIM da União Europeia e é liderado pela Fundação Universitária Ibero-americana FUNIBER.

O objectivo primordial é o reforço da capacidade das instituições universitárias de Angola na área da Saúde, melhorar a formação prática dos enfermeiros angolanos e as suas abordagens sobre nutrição, através de um modelo de formação e simulação clínica.

Além da Universidade do Cuanza, estão inseridas no projecto a Universidade José Eduardo dos Santos, a Ordem dos Enfermeiros de Angola e o Instituto Politécnico do Porto.

A coordendora do projecto CLINICALSIM, Irma Dominguéz, disse, ao Jornal de Angola, que a fase experimental do projecto, que decorre até final do corrente mês na Universidade do Cuanza, vai permitir a partilha de informações e experiências e estabelecer alianças sólidas entre os alunos do ramo da Enfermagem.

 
Reforço da cooperação

O governador provincial do Bié, Pereira Alfredo, disse, ao Jornal de Angola, durante a apresentação do projecto CLINICALSIM, que a cooperação entre Angola e a Espanha sai mais reforçada, porque, no seu entender, a edificação do laboratório de Enfermagem e do Centro de Simulação Clínica Avançada, na Universidade do Cuanza, prova que a aposta espanhola "tem na província um território privilegiado no âmbito do saber”.

"A iniciativa da União Europeia e do Estado espanhol em colocar aqui este projecto de suma importância para todos os angolanos fortalece, ainda mais, o intercâmbio académico, científico e cultural, visando a prosperidade da nação que edificamos todos os dias”, disse.

Por sua vez, o embaixador do Reino da Espanha em Angola, Manuel Lajarreta, disse, durante a cerimónia, que o lançamento do projecto na cidade do Cuito reforça, ainda mais, a relação entre os dois povos, numa área que considera bastante importante para os angolanos.

"Quando se pensa em cooperação entre Angola e Espanha na área da Educação, a província do Bié e a Universidade Internacional do Cuanza são referência obrigatória. O projecto CLINICALSIM incorpora elementos muito importantes, como o desenvolvimento humano, sociocultural e económico. A população desta região deve sentir-se satisfeita por ter um governo aberto e com visão para o futuro”, pontualizou.

Angola e Espanha estreitam relações desde 1987 e possuem acordos nos domínios da Construção, Transportes, Educação, Cultura, Indústria, Comércio, entre outros.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade