Cultura

Artistas repudiam desigualdade de género nas redes sociais

Gil Vieira

Jornalista

“Online Offline” é o título da exposição colectiva patente no hall de entrada no Shopping Fortaleza, em Luanda, onde as artistas Liana Raimundo, Rose Makanda, Oksanna Dias e Leandra utilizam a arte como crítica para repudiar a desigualdade de género nas redes sociais.

11/03/2024  Última atualização 09H00
“Online Offline” as jovens utilizam a arte como forma crítica para manifestar a insatisfação da mulher no © Fotografia por: Edições Novembro

A exposição foi inaugurada, oficialmente, no dia 2 deste mês, mas reapresentada, sexta-feira, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, assinalado, na sexta-feira.

A mostra reúne sete peças artísticas de Liana Raimundo, Rose Makanda e Oksanna Dias, enquanto a artista Leandra foi responsável por uma performance incorporada na exposição, designada "A Força da Mulher”. 

Nas peças, as pintoras exploram ao máximo a importância da libertação das consciências na sociedade angolana. Liana Raimundo, por exemplo, apresentou os quadros "Opressão” e "O Sorriso da Liberdade”.

Na primeira, a artista aborda as injustiças que algumas mulheres vivem no relacionamento conjugal. Às vezes, explicou Liana Raimundo, as senhoras suportam a violência somente por conta da pressão da família.

Por outro lado, a peça "O Sorriso da Liberdade” trata da mulher que, felizmente, consegue libertar-se da opressão, com vista a valorizar-se na busca de uma vida plena.

Liana Raimundo resumiu que pretende incentivá-las a libertarem-se da opressão, porque, no final, a vida é apenas uma e deve ser vivida com dignidade. 

A dignidade da mulher

Já a artista Oksanna Dias apresentou as obras "Hipocrisia Selectiva” e "Utopia do Amor”. Na primeira, a pintora emergente aborda sobre as mulheres que já foram vítimas de exposição de vídeos ou fotos íntimas na Internet.

"Quando se trata de uma mulher com um posicionamento social elevado, a mesma acaba por ter o acolhimento da sociedade, por isso muita gente pressiona para que os vídeos sejam removidos da Internet”, disse. Por outro lado, continuou, se for uma mulher de classe inferior, é censurada como se não tivesse dignidade. 

Segundo Oksanna Dias, a sociedade deve ser imparcial e tratar dos casos, sobretudo daqueles que requerem maior sensibilidade, com compaixão.

Na "A Utopia do Amor”, a artista expõe as mulheres que se encontram em relacionamentos tóxicos, e, mesmo assim, sentem-se na obrigação de permanecer no casamento ou namoro, por acreditar que podem ajudar a mudar o comportamento do parceiro.

Oksanna Dias não concorda com a posição das mesmas, porque muitas senhoras acabam por, infelizmente, saírem gravemente feridas psicologicamente da situação. Por isso, desencoraja as mulheres a submeterem-se a homens que não as tratam com honra e respeito.

União das artistas emergentes

A exposição "Online Offiline”, das artistas Leandra, Liana Raimundo, Rose Makanda e Oksanna Dias tem a curadoria de Thó Simões. Segundo o curador, o conceito da exposição foi o de propor e promover quatro artistas femininas emergentes e explorar como os media têm servido de espaço de empoderamento e solidariedade, permitindo que as vítimas se apoiem mutuamente.

O curador da exposição explicou que o projecto foi criado em Outubro do ano passado, concebido para ser uma exposição itinerante, que pudesse trazer junto dos mais variados segmentos sociais a abordagem de um tema delicado e que fosse uma realidade no país.

Sobre as artistas

Oksanna Dias tem estudado e explorado a cultura e os costumes africanos. Suas intenções são glorificar e focar em todos os aspectos das mulheres negras, sua força, poder e coragem, activismo social e um olhar crítico sobre a sociedade.

Liana Juliana Raimundo Mutumbua "Liana”, profissionalmente nas artes plásticas há dois anos, formou-se no atelier Movimento de Arte Livre (Mal), área de formação de Artes Plásticas.

Leandra João, amante da poesia e da prosa, está a descobrir-se pela curiosidade, ousadia e talento inacto para comunicar, assumindo-se amante das artes nas mais variadas manifestações.

Rose Makanda é formada em Artes Plásticas no Instituto Médio Politécnico do Complexo Escolar de Arte (CEARTE) e está a vivenciar uma experiência única na troca de conhecimento com as colegas, com uma artista emergente.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura