Desporto

Ausência de Gerson Domingos inquieta técnico Anibal Moreira

Melo Clemente

A ausência do base do Petro de Luanda, Gerson Domingos, do grupo que vai para a disputa da primeira janela de apuramento ao Afrobasket de 2025, inquieta o técnico adjunto Anibal Moreira, que esperava contar com esta unidade na prova que decorre de 20 a 27 do mês em curso, na Tunísia.

16/02/2024  Última atualização 11H55
Jogador petrolífero constitui uma grande preocupação para o seleccionador adjunto © Fotografia por: DR

"Gerson Domingos fez-se presente, infelizmente,  com um relatório médico do clube, dando conta da sua lesão. O atleta acabou por não realizar as últimas partidas da segunda volta do Unitel Basket, e por força desta lesão o atleta não fará parte deste grupo, que segue viagem para a Tunísia, onde vamos disputar a primeira janela de apuramento ao Afrobasket de 2025”, lamentou o técnico-adjuntos  dos hendecacampeões africanos.

O antigo capitão do "cinco" nacional, considera como uma grande baixa à ausência do internacional angolano. É uma grande baixa não podermos contar com os préstimos de Gerson Domingos, neste início de campanha rumo ao Afrobasket.  O Gerson faz parte do grupo neste processo de renovação que temos levado a cabo no seio da Selecção Nacional". disse.

Aníbal Moreira, espera que os atletas "repescados” possam corresponder às expectativas da equipa técnica. "Esperemos que os atletas chamados, à última hora, consigam superar as nossas expectativas. São dois atletas que estão cadastrados na nossa base de dados, razão por que foram logo chamados”, esclareceu Aníbal Moreira.

Questionado sobre os adversários que Angola vai enfrentar na primeira janela de apuramento, Aníbal Moreira considera-os difíceis."Hoje, já não existem adversários fáceis. A Tunísia, a jogar em casa, será, seguramente, o nosso principal adversário. Quénia e República da Guiné são selecções que têm o seu valor, mas tudo faremos para superá-los. Para tal, teremos que estar no nosso melhor”, alertou o técnico.

Entretanto, apesar de responder de forma positiva à convocatória do seleccionador nacional dos hendecacampeões africanos, o base do "cinco" nacional foi imediatamente afastado do grupo de trabalho, em virtude de estar acometido com uma lesão no tornozelo esquerdo.

Gerson Domingos marcou presença no primeiro dia de concentração, acompanhado do relatório médico do seu clube, tendo sido posteriormente liberado pelo corpo médico da equipa, liderado pelo doutor Jorge Angulo.

Os hendecacampeões africanos estão inseridos no Grupo E, ao lado da Tunísia, República da Guiné e Quénia, sendo que vão  medir forças na estreia diante República da Guiné, no dia 23, às 21h00, em Hammamet.

Na segunda jornada, os angolanos terão pela frente os quenianos, encerrando a prova diante do país anfitrião, a Tunísia, no dia 25 do mês em curso.

Grupo A aguarda por mais um integrante

Sudão do Sul, República Democrática do Congo (RDC) e Mali fazem parte do Grupo A, que só ficará completo depois da realização do torneio zonal. Nigéria, Cabo Verde e Uganda estão inseridos no Grupo B.  Senegal, Rwanda e Camarões fazem parte do C, ao passo que a Côte d’ Ivoire, Egipto,  Madagáscar e República Centro Africana (RCA) estão no Grupo D.

Os atletas que actuam na diáspora e que foram convocados para esta janela, juntar-se-ão ao grupo já no local da disputa da primeira janela (Tunísia).

Trata-se de Jilson Bango, Eduardo Francisco, Aginaldo Neto, Milton Valente, João Fernandes e Sílvio Sousa. Eis a lista completa da Pré-Selecção Nacional: Childe Dundão, Aginaldo Neto, Elcane Paca, Gerson Gonçalves "Lukeny", Milton Valente, Valdemar Avelino, Helder Fernandes, Eduardo Francisco, Wilson Ambrósio, Kenneth Manuel, Macachi Brás, João Fernandes, Aboubakar Gakou, Sílvio Sousa, Jilson Bango, Teotónio Dó, João Oliveira e Tiago Fernandes.





Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto