Economia

BAD aprova participação de 10 milhões de dólares

O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) aprovou, esta semana, a proposta de assumir uma participação inicial de até 10 milhões de dólares no fundo “Aliança para as Infra-estruturas Verdes em África”.

17/02/2024  Última atualização 13H53
Instituição financeira prevê novos financiamentos para os projectos de infra-estruturas © Fotografia por: DR
A Aliança para as Infra-estruturas Verdes em África (AGIA), formada entre  a Comissão da União Africana e vários  parceiros, vai procurar ajudar a acelerar a transição verde do continente, colaborando com os países africanos e o sector privado e parceiros internacionais para desenvolver projectos e programas de infra-estruturas verdes resilientes e transformadores.

A AGIA será implementada através de três pilares. Primeiro, a preparação de projectos, que visam angariar 100 milhões de dólares em donativos para as actividades específicas. Segundo, para o desenvolvimento de projectos, utilizando o mecanismo AGIA, para angariar 400 milhões de dólares em capital misto, a fim de transformar os conceitos de projectos de infra-estruturas verdes em oportunidades bancáveis.

Terceiro, acelerar o investimento e o financiamento, que envolvem a criação de um quadro para facilitar a mobilização de 10 mil milhões de dólares em financiamento (a partir de títulos do tesouro, empréstimos e instrumentos de mitigação do risco) para fornecer verbas em grande escala para os projectos no âmbito dos pilares 1 e 2.

O fundo AGIA terá uma duração de 15 anos e deverá atingir o seu objectivo de capitalização em três anos. A sua estrutura de capital misto combina donativos e títulos do tesouro de primeira e segunda categoria, num total de 400 milhões de dólares.

Em Dezembro de 2023, na COP 28, no Dubai, foram anunciados cerca de 175 milhões de dólares em compromissos, que incluíam uma contribuição potencial de 40 milhões de dólares do BAD e um investimento comercial de 10 milhões de dólares aprovado pelo Conselho de Administração do Banco, num total de 215 milhões de dólares.

A AGIA destina-se a investidores que incluem bancos multilaterais de desenvolvimento, fundos de impacto, organizações governamentais, fundos soberanos, investidores institucionais regionais e não regionais, investidores comerciais e filantropos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia