Economia

BAD vai investir nas tecnologias para reduzir emissões de carbono

O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) anunciou, sexta-feira, um investimento de capital de 15 milhões de dólares nas acções pioneiras de Classe C Green+ do Grupo Banco de Comércio e Desenvolvimento (Grupo TDB), para apoiar projectos de tecnologia limpa e de baixo carbono nos seus estados-membros.

10/02/2024  Última atualização 13H35
Instituição financeira africana está focada no apoio às fontes de energias limpas no mercado © Fotografia por: DR
O novo capital, que será proveniente do Fundo para as Tecnologias Limpas (CTF), apoiará, igualmente, a criação de um mecanismo de preparação de projectos para impulsionar o investimento em tecnologias limpas.

O CTF, que faz parte dos Fundos de Investimento para o Clima, fornece recursos aos países em desenvolvimento para que estes possam desenvolver tecnologias de baixo carbono com um potencial significativo de redução das emissões de gases com efeito de estufa a longo prazo.

O TDB lançou os instrumentos de capital temático há pouco mais de um ano durante a COP27; o BAD saudou o anúncio com um investimento inicial de 15 milhões de dólares. As acções Green+ de classe C permitem ao Grupo TDB alavancar fundos quatro vezes superiores para apoiar transacções qualificadas do sector público e privado, alinhadas com o clima e os Objectivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Esses investimentos apoiarão os esforços do Grupo TDB para promover a acção climática e os ODS nos seus estados-membros, gerando reduções consideráveis nas emissões de gases de efeito de estufa a longo prazo.

Admassu Tadesse, Presidente e Director-Geral do Grupo TDB, afirmou: "Estamos muito satisfeitos por receber este investimento no nosso capital de risco pelo CTF através do nosso parceiro estratégico, o BAD. O novo capital apoia o crescimento verde da TDB e a agenda de acção climática e o nosso esforço para ajudar os Estados-membros a alcançar as suas Contribuições Nacionalmente Determinadas. Valorizamos o papel pioneiro do Banco Africano de Desenvolvimento, que gerou muito interesse por parte de outros investidores e catalisou este investimento, que se esforça por gerar impacto e retornos financeiros atrativos."

O Vice-Presidente do BAD para a Electricidade, Energia, Clima e Crescimento Verde, Kevin Kariuki, disse: "Felicitamos o TDB por esta classe de acções altamente inovadoras com todo o capital angariado através de parceiros estratégicos como o Banco Africano de Desenvolvimento e o CTF, para apoiar, exclusivamente, a acção climática e o desenvolvimento sustentável."

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia