Desporto

Basquetebol: Expectativa marca estreia da Selecção

Melo Clemente

Privada de duas principais unidades, mormente, Bruno Fernando e Sílvio Sousa, a Selecção Nacional sénior masculina de basquetebol faz a estreia na próxima sexta-feira, às 20h00, com a República da Guiné, revestida de alguma expectativa em jogo a contar para a primeira jornada do Grupo E da primeira janela de apuramento ao Afrobasket de 2025.

21/02/2024  Última atualização 10H26
Selecção Nacional sénior masculina de basquetebol © Fotografia por: Edições Novembro

Bruno Fernando, poste dos Atlanta Hawks, equipa da Liga Norte Americana de Basquetebol (NBA), procura afirmar-se no clube, razão pela qual declinou a convocatória do seleccionador nacional, Josep Clarós "Pep", ao passo que Sílvio Sousa, atleta do Aris Thessaloniki da Grécia, decidiu auto-afastar-se da lista dos convocados à última hora.

Face à desistência do atleta inscrito no basquetebol helénico, a equipa técnica optou por chamar Cléusio Castro, extremo-poste do Petro de Luanda para colmatar a ausência de Sílvio Sousa.

À semelhança do que aconteceu aquando da campanha para a Copa do Mundo de 2023, Angola entra para um torneio de apuramento sem as principais unidades. Aníbal Moreira, um dos adjuntos de Josep Clarós "Pep", acredita que a "rapaziada" convocada estará em grande plano na prova.

"Independentemente de estarmos limitados, fundamentalmente, na posição um (base) e cinco (postes), tudo faremos para que a nossa campanha nesta primeira janela seja um sucesso", augurou, dias antes de deixar a cidade de Luanda.

Desde domingo na cidade de Hammamet, Tunísia, palco da disputa da primeira janela de apuramento ao Campeonato Africano das Nações, o grupo seleccionado está praticamente ambientado ao clima.

Na segunda jornada, o "cinco" nacional terá pela frente o Quénia e encerra a competição diante da Tunísia, tricampeã africana.

Na série B, com sede igualmente em Hammamet, estão as selecções de Cabo Verde, Nigéria, Uganda. Argélia, Líbia ou Marrocos deve completar o grupo.

A capital do Egipto, Cairo, será palco do Grupo D com os anfitriões, Côte d’Ivoire, Madagáscar e República Centro Africana (RCA).

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto