Regiões

Batalha do Cuito Cuanavale foi crucial para o alcance da paz no país

Lourenço Bule | Cuito Cuanavale

Jornalista

O antigo chefe das operações do Estado Maior das Forças Armadas Popular de Libertação de Angola (FAPLA), general reformado Higino Carneiro, destacou, quinta-feira, que a Batalha do Cuito Cuanavale foi crucial para que o país alcançasse a paz, tendo em vista que era necessário primeiro resolver os problemas externos com alguns países vizinhos e além-fronteiras, que apoiavam a UNITA.

22/03/2024  Última atualização 11H05
© Fotografia por: Nicolau Vasco

Higino Carneiro, que falava durante o colóquio com o tema "Antecedentes políticos, económicos e militares no contexto nacional, regional e internacional da Batalha do Cuito Cuanavale”, promovido pelo Ministério da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, em alusão às celebrações do 36º aniversário da Batalha do Cuito Cuanavale, sublinhou que o país teve que apoiar alguns países que se encontravam em guerra com o objectivo de substituir os governos que eram hostis a Angola e outras nações, de maneira a fechar as linhas de abastecimento logístico da UNITA.

 

"Todas as influências externas que a UNITA tinha na altura foram todas eliminadas e o inimigo ficou sem ajuda para continuar a fazer a guerra que assolou o país durante mais de 30 anos”, disse. Acrescentou que através das riquezas existentes do Cuando Cubango, como o diamante, marfim, madeira e outros, o partido do Galo Negro conseguiu sustentar os seus aliados.

Segundo o general, a UNITA fazia mais de 10 milhões de dólares por mês através da exportação da madeira para o Japão e que saía a partir dos caminhos de ferro da Namíbia, que na altura era um dos maiores aliados desta força militar.

Fez saber que depois do país resolver os seus assuntos externos, vários chefes de Estado na altura dos países da Namíbia, Estados Unidos da América (EUA), África do Sul, Portugal e da República Democrática do Congo (RDC), começaram a apoiar Angola e no ano de 2002 conseguiu-se conquistar a Paz tanto almejada pelos angolanos.

Higino Carneiro disse que a Paz não foi alcançada em 1988 quando culminou a Batalha do Cuito Cuanavale, porque esta guerra permitiu apenas quebrar a invencibilidade das tropas sul-africanas que durante vários anos apoiavam a UNITA para que ganhasse o conflito civil que assolou o país.

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões