Sociedade

Bem-estar dos reclusos está preocupar o MININT

Alfredo Ferreira | Caxito Fula Martins | Soyo Luisa Victoriano | Malanje

Jornalistas

O delegado do Ministério do Interior (MININT) Bengo garantiu, quinta-feira, em Caxito, melhorar as condições de acomodação da população penal, bem como dos efectivos da polícia penitenciária.

22/03/2024  Última atualização 11H14
Condições de acomodação da população penal © Fotografia por: DR
Delfim Calulo considerou importante, por ocasião das comemorações dos 45 anos de existência dos Serviços Penitenciários, num acto realizado na cadeia de Caboxa, continuar a melhorar as condições de acomodação dos reclusos.

Aos efectivos, exortou para continuarem a formação académica, de forma a trazerem outras valências ao sistema. Para os reclusos, o delegado apelou a ter paciência e a aplicar-se aos estudos e aos cursos de formação técnico-profissional básicos que têm aprendido na cadeia de Caboxa.

O estabelecimento penitenciário de Caboxa, disse, tem registado, actualmente, 619 reclusos, destes 433 condenados, 186 em prisão preventiva. Do mesmo número, estão enquadrados no trabalho social útil 123 reclusos e 131 estão a receber formação técnico-profissional nos cursos de Informática, Canalização e Decoração.

Reintegração

O delegado do Ministério do Interior do Zaire garantiu, ontem, no Soyo, que os Serviços Penitenciários têm como tarefa especial humanizar as cadeias e fazer um trabalho junto dos reclusos para que estes sejam reintegrados na sociedade sem estimação.

Firmino Yamba disse que a falta de pessoal com formação específica e infra-estruturas adequadas para albergar os reclusos fazem com que o trabalho não seja o desejado. Apesar de reconhecer as dificuldades, o comissário pediu aos efectivos para pautarem por um comportamento ordeiro e exemplar, com brio e profissionalismo junto dos reclusos e dos familiares.

Actualmente, no Zaire  encontram -se em situação preso-carcerária 782 reclusos, dos quais 300 condenados e 482 em prisão preventiva. Desse número de presos, 639 são nacionais e 143 estrangeiros, na sua maioria congoleses democráticos.

Formação

O comandante provincial dos Serviços de Protecção Civil e Bombeiros defendeu, quinta-feira, na cidade de Malanje, a formação contínua técnico-profissional dos efectivos dos Serviços Penitenciários, para garantir melhor prestação de serviço no exercício das actividades diárias.

João Cassua referiu que no domínio dos recursos humanos a formação técnico-profissional deve ser contínua, para uma maior valorização e elevação da qualificação técnica, melhorar as habilidades e competências profissionais dos operadores, técnicos e especialistas penitenciários no exercício da actividade.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade