Economia

Bodiva realiza negócios de 7,8 biliões de kwanzas

Regina Handa

A Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA)realizou, em 2023, mais de cinco mil negócios avaliados em 7,8 biliões de kwanzas.

15/03/2024  Última atualização 13H16
Responsáveis da Bodiva projectam um mercado em cada ano mais dinâmico e integrador © Fotografia por: Francisco Lopes|Edições Novembro
O número representa um crescimento anual de 83,13 por cento, segundo o presidente da Comissão Executiva da Bolsa da Dívida e Valores de Angola.

Walter Pacheco apresentou o balanço e as perspectivas na 5ª sessão dos "Prémios BODIVA”2024, realizada, ontem, em Luanda.

Na ocasião, fez saber que a Bolsa de Valores pretende superar as actuais pouco mais de 30 mil contas custódias para o triplo (mais de 90 mil) por julgar existir mercado e produtos atractivos o suficiente para

captar investidores e investimentos.

Os indicadores partilhados com os presentes ao Fórum sinalizaram, também, uma descida para cerca de metade das contas de custódias, com a retirada do serviço de intermediação dos bancos.

Bolsa de Mercadorias

A operacionalização da Bolsa de Mercadorias em 2025 consta das actividades que a Administração da Bodiva, liderada pela economista Valentina Filipe, projecta no seu Plano Estratégico 2024-2028.

O volume de negociação projectado para esse segmento é de 360 mil milhões de kwanzas. A esta iniciativa deverá juntar-se, de igual modo, o lançamento do segmento de Mercado de Derivados, cujo volume de negócios em projecção supera os 457 mil milhões de kwanzas.

Em termos de abertura anual de contas custódias, a média estimada é de sete mil.

Privatização

A privatização de 30 por cento das acções da Bodiva deverá ocorrer ainda este ano. Esta medida é parte do Plano Estratégico, que prevê para 2027 a privatização na totalidade no quadro do Programa de Privatizações (PROPRIV).

No painel de debate, onde participaram representantes da Sonangol, Banco BAI, BFA Capital Markts e Standard Bank Gestão de Activos, a petrolífera estatal - Sonangol anunciou que, pelo menos, cinco dos 30 por cento das acções a privatizar, em breve, deverão ocorrer na Bodiva.

A petrolífera pública pretende com isso que a Bodiva possa concretizar as pretensões de subir dos actuais 11 para acima de 17 por cento o peso do mercado no PIB.

A Bodiva celebra 10 anos e elegeu o tema "10 anos de Mercado - Conquistas e Desafios”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia