Economia

Bolsa de Valores negoceia 809 mil milhões em 45 dias

Regina Handa

A Bolsa de Dívida e Valores (BODIVA) de Angola, no mês de Janeiro e metade de Fevereiro, negociou já 809 mil milhões de kwanzas.

14/02/2024  Última atualização 12H34
Títulos transacionados na Bolsa de Dívida e Valores de Angola estão mais valorizados © Fotografia por: DR
Os titulos com maturidade (data de vencimento) para 2030 são os de maior procura, seguido dos de 2024.

De acordo com o dashboard (folha de informação do mercado Bodiva), os valores negociados resultam de 787,13 mil milhões captados em ambiente bilateral e os restantes 21,87 mil milhões em ambiente multilateral.

O BFA Capital Markets lidera as operações de negócios por membro, seguido da ÁUREA. Já no que se refere ao montante custodiado por membros, a ÁUREA aparece no topo. O mercado de Bolsa surge com 29.685 contas abertas.

Gestão de dívida

O Estado vai emitir dívida para captar cerca de 10 milhões de dólares, de acordo com notícia do O País.

As maturidades variam entre os 3 e 8 anos.

A referida publicação avança que a Unidade de Gestão de Dívida (UGD), tutelada pelo Ministério das Finanças, vai emitir 237 mil milhões de kwanzas em Obrigações do Tesouro (OT), em 2024.

A dívida será emitida por via do OT em moeda nacional (OTNR), e chama atenção por se tratar de um valor que é superior aos valores emitidos anteriormente.

Um dado realçado é o de que o Estado mudou a estratégia de emissão, visando chegar a investidores com menor capacidade financeira, fundamentalmente aqueles que chegam aos instrumentos de investimento por via do portal do investidor.

Investimentos nas OT

Recentemente, a falar sobre os investimentos em Obrigações do Tesouro, o técnico da BODIVA, Heriwalter Domingos, explicou que se trata de um aumento normal, e que, ao mesmo tempo, mostra a relevância da instituição.

"As pessoas, cada vez mais, percebem o papel da BODIVA e, cada vez mais, o Estado se aproxima dos que, em teoria, menos capacidade têm para investir. Mas aqui o essencial é mesmo o aumento da literacia financeira”, disse.

Esta variável vai fazer com que aumente o interesse nas OT e, consequentemente, aumente o investimento nelas, já que se percebe que elas podem servir de mecanismo de defesa contra a incerteza.

O sénior da Bodiva foi ainda além ao dizer que este movimento vai levar a que os níveis de atracção dos seguros e uso de mecanismos de banca e financeiros em geral também cresçam, pelo que não é apenas uma situação positiva para as Obrigações do Tesouro.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia