Economia

Britânicos satisfeitos com as obras do Novo Aeroporto de Cabinda

Pedro Vicente | Cabinda

Jornalista

Uma delegação, formada por cinco empresários britânicos da Agência de Crédito à Exportação do Reino Unido (UKEF na sigla inglesa), visitou, na tarde da passada segunda-feira, 19, o local em que está a ser construído o Novo Aeroporto Internacional de Cabinda (NAIC).

21/02/2024  Última atualização 07H28
Os britânicos foram actualizados sobre o status e a evolução do projecto em construção © Fotografia por: António Soares | Edições Novembro | Cabinda

O objectivo da visita, realizada pelos investidores que também são co-financiadores do projecto mencionado juntamente com o Executivo angolano, foi verificar o progresso das obras.

Os britânicos foram actualizados sobre o status e a evolução do projecto que está sob a responsabilidade da construtora OEC.

Um dos responsáveis da Agência de Crédito à Exportação do Reino Unido, Simon Bunckeburg,  disse que a  organização ficou impressionada com o progresso dos trabalhos, tanto em termos de execução física quanto de alocação de recursos financeiros. Mas informou que vai ter um encontro com o Executivo angolano, em Luanda, para concertar alguns aspectos ligados ao financiamento do Novo Aeroporto Internacional de Cabinda.

É relevante mencionar que o projecto tem um custo estimado de 245 milhões de euros.

As obras de construção do Novo Aeroporto Internacional de Cabinda, localizadas na comuna do Malembo, a 35 quilómetros ao Norte da cidade, numa área de 860 hectares,  arrancaram em Maio de 2022 e prolongam-se até 2026.

Quando estiver concluído, o projecto da responsabilidade do Ministério dos Transportes e que está a  ser supervisionado por várias empresas do sector da Construção Civil, incluindo a TRIED,   terá a capacidade diária  para 700 passageiros domésticos e 500 internacionais.

 Os britânicos aproveitaram também a ocasião para fazer  uma vista ao Porto de Águas Profundas do Caio.´


Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia