Desporto

Campeã do mundo chega em Abril para dar aulas

Rosa Napoleão

Jornalista

A lutadora internacional e campeã do mundo de Ju-Jitsu, Nébié Séverine, de nacionalidade burkinabe, chega na primeira quinzena de Abril, a Luanda, para ministrar uma formação destinada a treinadores angolanos.

24/02/2024  Última atualização 13H30
© Fotografia por: DR

As aulas serão ministradas em Luanda e destinam-se a todos os treinadores e atletas do escalão sénior no país.

O trabalho de Nébié no ramo da formação desportiva das artes marciais despertou o interesse da Federação Angolana de Ju Jitsu, presidida por Luís John, que não hesitou em formular o convite.

Em conversa com o Jornal de Angola, o dirigente disse que o curso visa melhorar a qualidade da modalidade no país, pois refere, o maior défice tem sido a formação de treinadores.

"A Né0bié Séverine é uma lutadora de alto nível. Queremos aproveitar a  sua experiência porque também trabalha no ramo da formação. É alguém com vários títulos mundiais e europeus, e integra actualmente a comissão de atletas daquele continente. Será uma grande valia para a modalidade no país”, afirmou.

Luís John diz que o aprendizado é destinado a "todos os treinadores das associações provinciais e aqueles que forem indicados pela direcção técnica nacional”. 

Séverine, que reside em França, é vista como uma das melhores lutadoras do sistema fight e das técnicas das artes marciais e ostenta vários títulos.

Nébié Séverine é da categoria de -63 kg, competiu nos Jogos Olímpicos de Londres´2012, e foi porta-bandeira do Burkina Faso, na cerimónia de abertura.

Em 2016, a atleta conquistou o título de campeã do mundo. No mundial da França, em 2018, conquistou novamente a medalha de ouro. A nível da Europa, Nébie Séverine acumula os títulos de campeã, troféus ganhos em  2016 e 2017. Nébie conserva ainda outros títulos africanos e mundiais nas modalidades de Judo e Sambo.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto