Desporto

CAN’2025: Palancas Negras conhecem amanhã adversários da fase de grupos

Jorge Neto

Jornalista

Os Palancas Negras conhecem amanhã os adversários da fase de grupos das eliminatórias de acesso ao CAN’2025, com palco no Reino do Marrocos, no sorteio que será realizado na sede da Confederação Africana de Futebol (CAF), na cidade do Cairo, Egipto.

19/02/2024  Última atualização 08H05
© Fotografia por: DR

Depois do brilharete no recente terminado CAN’2023, organizado e vencido pela Côte d’Ivoire, onde a Selecção Nacional foi eliminada nos quartos-de-final pela Nigéria, ganhou o direito de ficar afastada das preliminares, que iniciam em Março próximo, envolvendo as selecções menos contadas no ranking africano. 

Em função da posição conquistada no CAN da Côte d’Ivoire o combinado nacional orientado pelo português Pedro Gonçalves subiu 24 lugares no ranking africano que o coloca entre as melhores selecções do continente.

A classificação na prova passada faz subir a fasquia dos Palancas Negras em ambicionar nova presença na maior competição africana de futebol a nível das selecções nacionais.

 A fase de grupos será disputada em Setembro, Outubro e Novembro, com as seis jornadas em cada um dos 11 grupos, onde se apuram os dois primeiros. O facto de Marrocos não organizar um CAN há 36 anos, ou seja, desde 1988, e pelo investimento que tem sido feito nas infra-estruturas e não só, como estádios, estradas, transportes públicos e na promoção do turismo, pesou na decisão do órgão que rege o futebol no continente.

Os Leões do Atlas, designação da selecção marroquina, foram semi-finalista no Mundial de 2022, no Qatar, e no CAN da Côte d’Ivoire ficaram pelo caminho nos oitavos-de-final diante da África do Sul. Com a organização do próximo campeonato africano ambicionam conquistar o título.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto