Desporto

CAN: Esperança de Cabo Verde esbarra contra Ronwen Williams

Omar Prata

O guarda-redes da África do Sul, Ronwen Williams, brilhou, este sábado, diante de Cabo Verde, no tempo regulamentar, onde preservou o nulo, e defendeu quatro penáltis para apurar os Bafana Bafana, por 2-1, para as meias-finais do Campeonato Africano das Nações (CAN).

04/02/2024  Última atualização 00H17
© Fotografia por: @azamtvtz via AFPphoto

Os Tubarões Azuis terão muitas razões de queixa, mas é de si que se devem queixar. Tiveram tudo para garantir a qualificação inédita às meias-finais, mas foram muito perdulários na hora da finalização.

Os números ajudam a contar a história do jogo foram 25 remates contra 16 da África do Sul, embora os Bafana Bafana tenham tido seis deles enquadrados enquanto os insulares apenas dois.

Os pupilos de Bubista controlaram a posse de bola, imprimiram o ritmo, forçaram a África do Sul a defender-se, mas nunca tiveram resposta para o "código para o cofre”, uma vez que o guardião Ronwen Williams, que os adeptos do Petro do Luanda deverão conhecer muito bem, fez uma exibição memorável.

Ao intervalo registou-se o nulo e na segunda parte pouco mudou.

Os adeptos do país de Amílcar Cabral e Cesária Évora certamente que se questionarão da substituição do talismã, Ryan Mendes, aos 65 minutos, ou das exibições muito abaixo do esperado dos dois suplentes utilizados, Bebé, que foi dos piores elementos por querer decidir tudo sozinho, e Gilson Benchimol, por ter falhado vários golos, incluindo um remate já nos descontos. Do outro lado, Vozinha mostrou muita segurança sempre que solicitado com pelo menos duas intervenções cruciais.

No prolongamento, nenhuma das selecções teve arte ou engenho para desbloquear o encontro e então o relógio correu até aos penáltis, onde Cabo Verde esbarrou por completo com uma muralha autêntica.

Ronwen Williams defendeu o primeiro remate de Bebé, enquanto Teboho Mokoena fez o 1-0 para os sul-africanos, defendeu o segundo cobrado por Willy Semedo, mas viu Zakhele Lepasa atirar à barra.

Impediu um terceiro remate por Laros Duarte, enquanto Vozinha também cumpriu o seu papel travando um remate de Aubrey Modiba com os pés. Bryan Teixeira que saiu do banco para os penáltis foi uma aposta ganha com um penálti bem colocado, apesar de Williams adivinhar o lado.

Mothobi Mvala fez o golo precioso que os Bafana Bafana necessitavam, e Patrick Andrade também não conseguiu bater o herói sul-africano.

Com este resultado, a África do Sul marca encontro com a Nigéria, enquanto Cabo Verde faz as malas, após uma fantástica prestação no torneio.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto