Desporto

Candidatos oficializam corrida à presidência

Jorge Neto

Jornalista

Os generais Carlos Hendrick e Sá Miranda, além do jurista Egas Viegas, oficializaram as suas candidaturas à corrida ao cadeirão máximo da presidência do Clube Desportivo 1º de Agosto para as eleições que se realizam no próximo dia 30 do corrente.

08/03/2024  Última atualização 12H24
Corrida à direcção do clube militar promete, a 30 deste, disputa renhida entre os três concorrentes © Fotografia por: Agostinho Narciso | Edições Novembro
Os três formalizaram a entrega das respectivas listas de candidaturas, sendo o primeiro Egas Viegas, que fez questão de ser o mandatário, na sexta-feira passada. Ontem, Manuel Catende, por volta das 11 horas, na condição de responsável da lista do general Sá Miranda, re-meteu os documentos à Comissão Eleitoral, sendo o mesmo procedimento antes observado pelo general Carlos Hendrick foi a última a dar entrada. 

"Até ao momento, estamos a cumprir aquilo que diz a Lei das Associações Desportivas, e os estatutos do 1º de Agosto comprovam a candidatura”. disse, Manuel Catende, o mandatário da lista do antigo vogal do clube.

De acordo com ele, todos os requisitos para que a candidatura fosse aprovada foram cumpridos e estão conforme a lei, pois como defendeu, "em princípio cumprimos com todos os requisitos determinados na última assembleia dos sócios do 1º de Agosto e também aquilo que determina a lei".

O número de candidatos demonstra a concorrência à liderança do clube, numa altura em que o general Carlos Hendrick concorre à sua própria sucessão, após três mandatos concluídos, onde deixou obras feitas e títulos conquistados em várias modalidades que convergem no clube.

Egas Viegas e Sá Miranda surgem como a alternativa ao estado actual do clube, mergulhado numa crise financeira sem precedentes, que tem afectado os resultados desportivos, e no pagamento dos salários dos funcionários administrativos do clube, há largos meses. A situação levou o emblema militar às barras do tribunal nalguns casos e noutros o diálogo entre as partes foi a solução encontrada.

Num comunicado saído ontem, a Comissão Eleitoral anunciou a todos os sócios do clube e aos órgãos de comunicação social, que procedeu, no mesmo dia, ao encerramento do processo de recepção das listas de candidaturas, tendo acusado três propostas de candidatos, nomeadamente a Lista A, liderada por Egas da Piedade Viegas, a Lista B, liderada por Gouveia João de Sá Miranda e a Lista C, liderada por Carlos Alberto Hendrick Vall da Silva.

ACONTECE HOJE ÀS 14H00
Comissão Eleitoral faz abertura das listas

A abertura das listas dos candidatos à presidência do 1º de Agosto acontece hoje às 14h00, na sede do clube, num acto extensivo a todos os interessados, de acordo com o calendário da Comissão Eleitoral, liderado pelo general Pedro Neto.

Além dos mandatários das listas, a imprensa está convidada a participar na cerimónia. Para amanhã, está reservada, às 15h, a divulgação das listas elegíveis e as reclamações até ao dia 13, na sede do clube.

Os candidatos elegíveis estão autorizados a iniciar a sua campanha eleitoral a partir da meia-noite do dia 14, em todo o país e o seu fim está agendado para às 23h59 do dia 28.

Às eleições decorrem no dia 30 do corrente, das 9 às 12 horas, na Cidade Desportiva do clube, sendo que a publicação dos resultados oficiais acontece no mesmo dia às 15h00, na sede do clube, logo após a conclusão do escrutínio. O novo presidente de direcção toma posse às 17h00, do dia 8 de Abril, no CODMEN.

Três candidatos remeteram as suas candidaturas à Comissão Eleitoral, presidida pelo general Pedro Neto, enquanto Paulo Madeira é o secretário e N´gouabi Salvador, o escrutinador.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto