Sociedade

Central Hidroeléctrica do Luachimo interligada à rede pública do Dundo

Armando Sapalo | Dundo

Jornalista

A energia eléctrica produzida pela Central de Aproveitamento Hidroeléctrico do Luachimo, na cidade do Dundo, província da Lunda-Norte, está, desde sábado, interligada à rede pública.

19/03/2024  Última atualização 09H29
Arlindo Carlos considerou positiva a execução das obras em curso na província da Lunda-Norte © Fotografia por: Edições Novembro

A garantia foi dada pelo secretário de Estado para a Energia, Arlindo Carlos, no final da visita de dois dias à província da Lunda-Norte, com o objectivo de aferir o grau de execução de dois dos maiores projectos de electrificação em curso na região, designadamente o Aproveitamento Hidroeléctrico do Luachimo e a Central Fotovoltaica em construção no município do Lucapa, praticamente concluídos.

A Central Hidroeléctrica do Luachimo, explicou, já em fase final das obras de ampliação e aumento de potência de 8.4 para 34 megawatt, tem duas das quatro máquinas (turbinas) sincronizadas à rede da cidade do Dundo. No município do Chitato, acrescentou a demanda em termos de carga de fornecimento de energia eléctrica é de cerca de 16 MW. "Temos, nesse momento, duas máquinas sincronizadas à rede do Dundo, cuja demanda é de 16 MW”, disse o secretário de Estado.

Segundo Arlindo Carlos, os dois grupos em funcionamento são capazes de suprir as necessidades da rede e melhorar o fornecimento de energia eléctrica à população e operadores económicos.

De acordo com o secretário de Estado para a Energia, os outros dois grupos do Luachimo estão prontos e disponíveis, mas, por razões operacionais de ordem técnica, não podem, por enquanto, ser colocados em funcionamento.

A actual capacidade de produção da Central Hidroeléctrica do Luachimo, cujas obras de reabilitação e aumento de potência começaram no em 2017, é suficiente para atender a cidade do Dundo e outras localidades do município do Cambulo, como Fucauma, Cassanguidi, Luxilo e N´zagi, afirmou.

Arlindo Carlos ressaltou a importância do investimento em energias limpas, pelo facto do consumo em fontes térmicas implicar elevados custos operacionais, com a aquisição e transporte de combustível, a partir do principal centro logístico do país, Luanda.

Central Fotovoltaica

O secretário de Estado para a Energia, que se deslocou, também, ao município do Lucapa, a 150 quilómetros da cidade do Dundo, onde está a ser construída uma Central Fotovoltaica, com capacidade para 7,19 MW, disse que o projecto está com 93 por cento de execução física.

Além da sede municipal, referiu, a energia eléctrica a ser produzida na referida central vai para beneficiar a população de Calonda, que dista a 11 quilómetros e que, inicialmente, não estava contemplada no projecto.

Em companhia do vice-governador para o sector político, social e económico, Frederico Barroso, o secretário de Estado sublinhou que a entrada em funcionamento do empreendimento vai ajudar as empresas ligadas à exploração de diamantes a reduzirem os custos operacionais, resultantes da utilização de energia de fontes térmicas. 

O Executivo, lembrou, em estado a investir muito dinheiro em infra-estruturas de electricidade, desde a produção, transporte até à distribuição, daí a necessidade da população evitar a vandalização dos referidos bens públicos, sob pena de estar a contas com a Justiça.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade