Economia

Chuva e doenças prejudicam produção de cacau em África

JA Online

Os produtores de cacau em toda a África Ocidental estão a monitorizar o progresso de várias doenças de plantas que estão a arruinar as colheitas em grande escala.

06/03/2024  Última atualização 21H15
© Fotografia por: DR

Esta situação está a contribuir para o aumento do preço global do cacau, a matéria-prima para o fabrico do chocolate, para níveis recorde, reporta a Africanews que avança a informação.

A doença fúngica da podridão negra é apenas uma das muitas que afectam as plantações, cuja propagação é influenciada por meses de clima húmido.

Outro grande problema no Ghana e na Côte d'Ivoire é o vírus do rebento inchado do cacau, transmitido por insectos, que geralmente é resolvido com o corte total das árvores infectadas.

Neste momento, a produção mundial de chocolate é insuficiente.

Espera-se que o mercado global cresça de um valor de 48 mil milhões de dólares em 2022 para quase 68 mil milhões de dólares em 2029, de acordo com analistas da Fortune Business Insights.

A Côte d'Ivoire e o vizinho Ghana fornecem mais de metade da procura mundial de cacau.

Com a procura crescente de chocolate, especialmente na Ásia, e a queda da oferta global, prevê-se, ainda, que os preços permaneçam elevados, refere a mesma fonte. 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia