Sociedade

Contenção de ravinas decorre a bom ritmo

Pedro Vicente | Cabinda

Jornalista

As obras de estancamento da ravina que ameaçava engolir o troço Cabassango /Simulambuco, na Estrada Nacional N.º 100 vão ser concluídas no próximo mês de Março, informou, ontem, o administrador municipal adjunto para o sector Técnico e Infra-Estrutura.

10/02/2024  Última atualização 10H19
Obras estão na fase inicial na localidade de Cabassango © Fotografia por: Edições Novembro
Luís Avelino Yebu avançou que neste momento as obras encontram-se na fase preliminar, estando a ser feitos trabalhos de análise dos solos, no sentido de projectar melhor as águas da ravina e a construção de paredes para conter o deslizamento de terra.

Os trabalhos, disse, nesta primeira fase estão a ser realizados numa profundidade de 5 metros, a partir de onde vão ser erguidas a base de sustentação dos solos. "A escolha da altura é porque foram engolidos, no total, cerca de 15 metros de asfalto”, lamentou.

Além disso, adiantou, estão em curso, trabalhos de melhorias de algumas residências, que estão no perímetro da ravina, para serem devidamente desalojadas. "Entretanto, foram criadas vias  alternativas para facilitar o trânsito, sobretudo, para quem sai da zona Norte ao Centro da cidade e no sentido inverso”.

Aos automobilistas, Luís Yebo apelou à calma. "Vale a pena os constrangimentos de hoje para ter conforto do amanhã”, avançou, acrescentando que o alastramento da ravina foi causado pela forte chuva, que caiu sobre a cidade de Cabinda, no dia 7 do passado mês de Dezembro. "Além de ter cortado a via principal, a chuva provocou outros danos, com realce para destruição de residências e o desalojamento de famílias”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade