Sociedade

Cuando Cubango: Picada de cobra mata adolescente

Carlos Paulino | Menongue

Jornalista

Uma adolescente de 14 anos, da comunidade San, morreu, quarta-feira, na comuna de Mavengue, a 103 quilómetros da sede municipal do Calai, província do Cuando Cubango, vítima de uma picada de cobra mamba-negra, espécie considerada extremamente venenosa.

11/02/2024  Última atualização 09H48
Especialistas consideram a mamba-negra altamente perigosa © Fotografia por: DR

Em declarações, ontem, ao Jornal de Angola, o porta-voz do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros explicou que o incidente se registou por volta das 12 horas e 40 minutos, no bairro Tchishele, quando a vítima se encontrava a colher frutos silvestres com outras adolescentes.

Albano Cutarica acrescentou que 15 minutos depois de ser picada pela cobra, a adolescente acabou por perder a vida. A cobra mamba-negra, referiu, que pode ser encontrada, também, na África do Sul, Moçambique, Zâmbia, Botswana e Namíbia, é considerada uma das mais venenosas e rápidas do mundo, chegando a deslizar a uma velocidade de 20 quilómetros por hora.

Deu a conhecer que este é o primeiro caso do género registado pelo Serviço de Protecção Civil e Bombeiros na província, tendo despertado muita atenção, uma vez que os membros da comunidade San conhecem e andam com raízes ou plantas para o tratamento de picadas de serpentes, quando entram nas matas para a recolha de frutos silvestres ou para a caça.  

"A morte da adolescente aconteceu por ser uma cobra mamba-negra, existente em abundância na província do Cuando Cubango e conhecida por ser agressiva, com ataques mortais de precisão, podendo atacar 12 vezes de seguida e matar 25 pessoas na mesma investida”, sublinhou.

Albano Cutarica apelou aos habitantes do Cuando Cubango a redobrarem a atenção sempre que estiverem em zonas de grande vegetação, com realce para os matagais, terrenos baldios e lavras, devendo, de preferência, usar calças, botas e luvas. O porta-voz do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros fez saber que, durante o ano passado, foram registados sete casos de ataques de serpentes da espécie naja cuspideira e cobra negra desértica, que deixaram três mortos e quatro feridos graves, dos quais três ficaram paralíticos. As três mortes, salientou, ocorreram em Menongue e os ferimentos nos municípios do Cuito Cuanavale e Mavinga.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade