Regiões

Cuanza-Sul: Governador reitera compromisso de parceria com a Igreja Católica

Selma Queiróz | Sumbe

Jornalista

O governador do Cuanza-Sul, Job Capapinha, reiterou, sexta-feira, na cidade do Sumbe, o compromisso de continuar a apoiar a Igreja Católica na sua missão de prestar assistência às famílias vulneráveis.

19/02/2024  Última atualização 08H36
Diocese do Sumbe tem promovido várias acções sociais © Fotografia por: DR

O compromisso foi assumido por Dom Firmino David, durante a visita de cortesia que efectuou ao novo Bispo da Diocese do Sumbe, por ocasião dos 100 dias de episcopado, desde a sua tomada de posse. Job Capapinha referiu que a igreja e o Estado têm missões que se complementam, quanto à garantia do bem-estar social e à harmonia dentro das comunidades.

O governador da província destacou o facto de as celebrações dos 50 anos da Diocese do Sumbe coincidirem com os 50 anos da Independência de Angola, no próximo ano, tendo defendido a necessidade de se enquadrar ambas as festividades para dar maior fulgor no seio da comunidade cristã e a da sociedade em geral.

"Ouvimos do bispo que a Diocese do Sumbe também vai completar 50 anos de existência, no próximo ano, e acordamos enquadrar este momento dentro do programa das comemorações locais dos 50 anos de Independência do país”, frisou.

No final da visita, que decorreu na Diocese do Sumbe, Job Capapinha sublinhou que a mesma serviu para encorajar o Bispo da Diocese do Sumbe na sua nova missão pastoral e prestar apoio necessário, uma vez que a igreja desempenha um papel fundamental na moralização e construção da sociedade.

"Após o acto de apresentação pública do novo Bispo da Diocese do Sumbe, deixamos que ele se acomodasse e visitasse os municípios da província, para no final mantermos um encontro para sabermos qual foi a primeira impressão que teve das localidades, durante os seus primeiros 100 dias”, disse.

Por seu turno, o Bispo da Diocese do Sumbe, Dom Firmino David, fez uma avaliação positiva da província e reconheceu existir uma relação salutar entre as duas instituições, que, entretanto, precisa ser cada vez mais reforçada, para que a cooperação entre a igreja e o Governo continue sadia, uma vez que têm a mesma finalidade de ajudar o povo a viver bem.            

Dom Firmino David disse que a visita do governador da província, Job Capapinha, marca uma nova página no âmbito das relações de cooperação entre as duas instituições. "Esperamos ansiosos que este momento se realize e auguramos que esse tenha sido o primeiro de muitos outros encontros”, destacou.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões