Regiões

Cunene: contribuintes devem mais de 500 milhões de kwanzas ao INSS

Elautério Silipuleni | Ondjiva

Jornalista

Um total de 948 empresas públicas e privadas na província do Cunene, devem desde 2014, mais de 590 milhões de kwanzas ao Instituto Nacional de Segurança Social (INSS).

19/03/2024  Última atualização 16H06
© Fotografia por: Cedida

Os dados foram avançados, esta  terça-feira, em Ondjiva, pelo administrador para Segurança Social, do INSS, Samuel Mulaza, durante o seminário sobre o Processo de Execução das Dividas a Protecção Social Obrigatório.

O objectivo é persuadir as entidades contributivas a cumprir com as suas responsabilidades como empregadores.

Segundo Samuel Mulaza, pretende-se, igualmente disseminar as boas práticas que permitem melhorar substancialmente os níveis do pagamento da dívida à protecção social obrigatória

 O administrador executivo para Segurança Social disse que o sistema de cobrança coerciva visa garantir a sustentabilidade do sistema de protecção social obrigatório, apontou   o sector privado como o maior devedor, que não cumpre com a Protecção Social Obrigatória (PSO).

Samuel Mulaza explicou, que grande parte das empresas privadas no Cunene, procedem ao desconto nos salários dos seus trabalhadores, mas não depositam os respectivos valores   na conta do INSS, situação que além de pôr em causa o PSO, suspende a pensão de reforma de muitos funcionários.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões