Sociedade

Defendida a mudança de mentalidade em escolas privadas do Ensino Superior

Flávia Massua

Jornalista

A ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI), defendeu, sexta-feira, em Luanda, a necessidade de mudança de mentalidade, por parte de direcções de Instituições de Ensino Superior privado, para se eliminar a ideia de serem meros espaços de mercantilização no domínio da aprendizagem.

23/03/2024  Última atualização 09H30
© Fotografia por: DR

Segundo Maria do Rosário Bragança, deve-se apostar mais no melhoramento de normas e procedimentos para elevar, cada vez mais, a qualidade nas universidades, institutos e academias do país.

A governante falava no encerramento do encontro entre o MESCTI e a Associação das Instituições de Ensino Superior Privadas de Angola (AIESPA), que, entre outros objectivos, visou, durante dois dias, abordar mecanismos para a melhoria da qualidade do Ensino Superior.

"O sector universitário privado é um parceiro incontornável neste processo ao nível do país”, disse a governante, que avançou a existência de 70 instituições, entre as quais universidades, institutos e academias, que, com as 11 do sector público, contam com 1.350 cursos de graduação, 250 de pós-graduação, entre especializações, como mestrados e doutoramentos. Apesar de algumas falhas verificadas no sistema de ensino e aprendizagem, a ministra considerou importante e necessário continuar a trabalhar unidos, tendo em conta sempre o espírito de missão e humildade, para, na prática, "irmos atingindo a excelência dos nossos estudantes”.

A implementação da carreira docente no sector privado universitário constitui o maior desafio da AIESPA, que pode ser vencido dentro de um ano, segundo o presidente da referida instituição, José António Fazenda.

"Apenas precisamos acertar detalhes mínimos com os diferentes departamentos do MESCTI, para a homologação e implementação da carreira docente, que constitui um sector bastante importante no desenvolvimento sustentável do país”, sublinhou.

Na sua óptica, o encontro com o MESCTI produziu efeitos positivos, que devem continuar a merecer atenção especial, para, na prática, reflectir-se no bom desempenho do Ministério e consequentemente na vida da comunidade universitária.

José António Fazenda disse ter grandes espectativas em relação ao Plano Plurianual (PPA), elaborado por representantes da AIESPA, contendo 43 projectos que visam melhorar o sistema de ensino no país, que apenas aguarda por apreciação do Ministério, para a sua efectivação.  

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade