Política

Defendida Administração Pública menos burocrática

Valter Gomes| Uíge

O secretário do Presidente da República para a Reforma do Estado, Pedro Fiete, defendeu, quinta-feira, na cidade do Uíge, a adopção de um modelo de Administração Pública mais liberal, menos intervencionista e burocrática e mais dialogante.

22/03/2024  Última atualização 09H33
Pedro Fiete apelou a modelos de gestão pública mais liberal © Fotografia por: Mavitidi Mulaza | Edições Novembro | Uíge
Pedro Fiete, que falava no encontro de avaliação das medidas enquadradas no Projecto de Simplificação de Actos e Procedimentos na Administração Pública (Simplifica), reafirmou a necessidade de se revolucionar o actual paradigma de prestação de serviços públicos.

"Temos os casos particulares de licenciamento comercial, industrial da actividade de restauração, que, para além de conhecer prazos alargados, em muitos casos foram eliminados os mecanismos de renovação”, disse.

Destacou a existência de um modelo em que os órgãos competentes para a vistoria emitem uma única licença, que é válida para todos os efeitos. Durante a intervenção, Pedro Fiete falou ainda das diversas medidas e dos procedimentos que prevêem a eliminação de vários requisitos na Administração Pública.

O secretário do Presidente da República recomendou aos administradores municipais para que disseminem a informação dos actos e medidas aos demais servidores públicos, de modo a que o atendimento dos cidadãos a nível local seja célere, aberto e com menos tempo de espera.

Na ocasião, Pedro Fiete fez um balanço positivo dos dois primeiros anos da implementação do projecto Simplifica, mas reconheceu que a tarefa é, ainda, árdua e um longo caminho a percorrer, sobretudo no domínio da formação dos servidores públicos e a divulgação dos actos e medidas.

* Com Angop

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política