Desporto

Desportivo da Lunda-Sul defende liderança em casa

António de Brito

O Desportivo da Lunda-Sul defende, hoje, frente ao Kabuscorp do Palanca, a liderança do Girabola 2023-2024, a partir das 15h00, no Estádio das Mangueiras, em jogo referente à 13.ª jornada do campeonato, numa tarde que reserva, ainda, os desafios Petro de Luanda-Desportivo da Huíla e São Salvador do Kongo-1.º de Agosto.

18/02/2024  Última atualização 10H27
Emblema de Saurimo pretende manter a invencibilidade na recepção à equipa adversária © Fotografia por: Eduardo Pedro |Edições Novembro
Apesar de o campeão nacional e vice-campeão jogarem no mesmo dia, as atenções dos adeptos estarão voltadas para o desafio de Saurimo entre o Desportivo e o Kabuscorp, porque ambas as equipas estão separadas por um ponto na classificação.

Os lundas lideram o campeonato com 22 pontos, enquanto os palanquinos ocupam o terceiro lugar com 21.

Na presente edição do campeonato, quando são disputadas 12 jornadas, o emblema da Lunda-Sul está a fazer uma campanha extraordinária, quer na condição de visitado, quer de visitante. Como nota de realce, a equipa orientada pelo brasileiro Maurício da Silva, ainda ,não perdeu qualquer jogo em casa, ou seja, faz do estádio das Mangueiras uma autêntica fortaleza.

Mas, o Kabuscorp pretende interromper a onda de vitórias do Desportivo, pois vem de uma pesada derrota por 0-3 com o Petro e espera regressar aos triunfos na competição para manter acesa a disputa do título da maior festa futebolística do país, depois da proeza alcançada em 2013, sob o comando técnico do búlgaro Edouard Antranik.

A julgar pelos anseios dos contendores, o jogo promete ser intenso do primeiro ao último minuto e de prognóstico reservado. Adivinha-se uma boa partida de futebol, não só dentro nas quatro linhas como também nas bancadas. O Kabuscorp tem muitos adeptos em Saurimo à semelhança da equipa adversária.

No Estádio Nacional 11 de Novembro, o Petro de Luanda defronta o Desportivo da Huíla, a partir das 16h, com o propósito de regressar às vitórias no campeonato, após o nulo diante do Sagrada Esperança na última terça-feira, de acerto à quinta ronda.

Os tricolores do Eixo Viário são claros favoritos no desafio com os militares da Região Sul, porque dispõem de um plantel recheado de valores, comparativamente ao adversário.

Aliás, o técnico Paulo Torres atribui favoritismo ao jogo frente aos campeões nacionais, no entanto espera discutir o jogo pelo jogo com o intuito de regressar à cidade do Lubango com um resultado animador, pois que vem de duas vitórias seguidas diante da União de Malanje (1-0)  e São Salvador do Kongo (1-0).

O Desportivo sempre que joga com o Petro transfigura-se e procura equilibrar a partida. A pressão está do lado da turma de Alexandre Santos, porquanto deve ganhar, depois do empate (0-0) com o Sagrada Esperança. O campeão tem 95 por cento de favoritismo contra cinco do oponente.

Às 15h, no Estádio Álvaro Buta, em Mbanza Kongo, o São Salvador mede forças com o 1.º de Agosto, num jogo em que os "donos” da casa vão contrariar ao máximo as intenções dos militares do Rio Seco.

Na recepção aos agostinos, os comandados de Joaquim Mfinda "Mozer” jogam a cartada decisiva com o intuito de quebrar a onda de maus resultados na competição. A turma do Zaire quer reencontrar o caminho das vitórias diante do vice-campeão angolano.

  ANTEVISÃO

Maurílio Silva (Desportivo L. Sul)
"Temos a obrigação  de vencer”

O treinador do Desportivo da Lunda-Sul, Maurílio Silva, admitiu a intenção de vencer a desafio para continuar na liderança do campeonato, apesar de respeitar o Kabuscorp do Palanca.

Na antevisão do jogo, o brasileiro realçou o espírito que norteia o grupo de jogadores diante do terceiro colocado do Girabola.

" Em casa, temos a obrigação de vencer e não foge à regra frente ao Kabuscorp. O objectivo neste desafio passa por conquistar os três pontos, com base na humildade e no respeito pelo adversário. Estamos cientes das dificuldades a encontrar, mas não nos passa pela cabeça um outro propósito a não ser a vitória”, garantiu o timoneiro dos lundas.

"Estamos com uma equipa coesa e focada em ganhar todos os jogos, sobretudo, na condição de anfitrião. Os resultados positivos alcançados, até então, são fruto do trabalho diário que realizamos”, acrescentou.

Simão Paulo (Kabuscorp)
"Vamos defrontar uma equipa difícil”

Simão Paulo, treinador-adjunto do Kabuscorp do Palanca, prevê um jogo complicado diante do Desportivo da Lunda-Sul, e prometeu uma equipa aguerrida em busca dos três pontos.

Em declarações à imprensa, o adjunto de Zeca Amaral disse que o objectivo da deslocação ao Saurimo passa por fazer um bom jogo e pontuar.

"Temos uma missão difícil, pois que o Desportivo está a realizar um excelente campeonato. Joga em casa e procura manter a liderança da prova. Não vamos entregar a vitória de bandeja ao adversário. O Kabuscorp vem de uma derrota com o Petro e vamos tudo fazer para vencer o jogo, apesar de esperar por dificuldades”, realçando a entrega dos jogadores durante a semana de preparação.

"O grupo está refeito do desaire passado e só pensa em pontuar no desafio com o Desportivo. Estou convencido de que será uma boa partida. Tanto uma como outra equipa pretendem vencer o desafio”, rematou o antigo guarda-redes dos Palancas Negras e do Benfica de Luanda.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto