Desporto

Desportivo da Lunda-Sul segue imparável no topo

José de Mátis

Jornalista

Vai de vento em popa, o Desportivo da Lunda-Sul, levando muito boa gente a cair na real. O que se está a passar, pelos vistos, não é, como muitos propalam aos quatro ventos, mera diversão de uma equipa sem estaleca para chegar à conquista do título. As coisas vão tomando contornos de maior seriedade.

15/04/2024  Última atualização 09H05
Girabola prossegue animado com a equipa de Saurimo à frente © Fotografia por: DR

Queiramos ou não, devemos acreditar que está aí uma equipa com objectivos.

O deslize do Petro de Luanda, que na jornada perdeu (1-0) para o Sagrada Esperança, deu mais embalo aos lundas, que, por sua vez, não facilitaram ao CRUnião de Malanje, num jogo dividido em 73 minutos num dia e 17 no outro, com um golo em cada parte.  Para uma breve elucidação, o jogo de sábado não terminou por causa da chuva, e como mandam os regulamentos, na manhã do dia seguinte as equipas voltaram à quadra, para jogar os minutos que faltavam.

Com esta vitória, o Desportivo da Lunda-Sul passa para 44 pontos, mais quatro em relação ao Sagrada Esperança, e mais sete sobre o tricolor. É evidente que o tropeço da turma de Alexandre Santos não confere tamanha tranquilidade, sendo que o beneficiário, Sagrada, é outro concorrente, que lhe morde os calcanhares.  Mas se se perguntar com quem prefere travar a luta pelo título, a preferência irá, provavelmente, para o vizinho do Norte.

Aos poucos, as coisas começam a tomar definição, embora haja ainda um longo caminho a percorrer.  Da mesma forma que é somando pontos atrás de pontos que se engordo o pecúlio classificativo, é perdendo pontos atrás de pontos, que se vai perdendo o foco do título. Pois, chega-se a determinada altura em que as matemáticas começam a complicar e a aposta ser apenas a melhoria da classificação anterior, para uns.

À guisa de exemplo, para o 1º de Agosto as coisas começam a ficar já complicadas, podendo dizer-se o mesmo do Kabuscorp do Palanca. Ao que tudo indica, embora milagres e surpresas não devam ser descartados, a luta pelo título poderá resumir-se a três equipas, Petro de Luanda, com vantagem de ter jogos em atraso, Sagrada Esperança e Desportivo da Lunda-Sul.

De resto, são as que estão numa passada que já não obedece a retrocessos. As outras equipas, que se queiram juntar à batalha, terão de desbravar muita terra, para lá chegarem. E aqui coloca-se em causa o factor motivação. As equipas do topo, têm outra motivação, as que vão baixando degraus classificativos em função dos revezes outra.

O Kabuscor, que jornada antes havia perdido com o Desportivo da Huíla, sábado, na recepção ao Wiliete de Benguela, não conseguiu fazer melhor que uma igualdade sem golos, atrasando-se, cada vez mais na corrida que empreende para se juntar ao grupo que luta pelo título. Nesta sequência de maus resultados, não tarda, pode atirar a toalha ao tapete.

Por sua vez, o Interclube, a fazer o seu pior campeonato, com sérios riscos de conhecer a descida de divisão, conseguiu tirar a barriga da miséria, ao vencer o Santa Rita de Cássia por 2-0. Trata-se de um resultado que permitiu entrar na casa dos 20 pontos, mas que ainda assim, não confere a tranquilidade desejada.

Entretanto, as próximas jornadas podem ser melhores. Mateus Agostinho "Bodunha" e seus pupilos precisam apenas de assumir a mesma postura, a mesma atitude evidenciada no jogo com o Santa Rita, para afastarem, para longe, o espectro da despromoção. Ainda há muitas jornadas pela frente.

Quem parece condenado, sem recurso, à descida de divisão é o Recreativo do Libolo. A equipa do Cuanza-Sul rema contra a maré. Sai jornada entra jornada não arreda o pé da última posição. No fim-de-semana, empatou em casa com o São Salvador do Congo, sem golos. A equipa precisa de dar uma cavalgada que permita soltar a "lanterna vermelha", até porque as que vão à frente de si não levam grande vantagem pontual.

Salto glorioso deu o Desportivo da Huíla, que venceu a Académica do Lobito por 3-1. Os militares da Região Sul sairam da oitava para sexta posição. Os estudantes mantiveram o nono lugar.

Sporting e 1º de Agosto voltam ao campo hoje às 8h30

O jogo entre Sporting de Cabinda e 1º de Agosto, foi interrompido aos 87 minutos por desentendimentos em campo, quando o resultado assinalava um empate (1-1).

Os esforços desenvolvidos para que as equipas voltassem ao jogo não surtiram efeito, devendo assim as equipas voltar, hoje, às 8h30 a entrar em campo para jogar os três minutos e o período de compensação.

Recorde-se que o jogo de sábado entre Desportivo da Lunda-Sul e CR União de Malanje também não conheceu fim, tendo as equipas jogado os 17 minutos em falta ontem, ao período da manhã. Se a moda pega...

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto